Desempenho de Matrizes
Voltar
Você está em:
Zebuinocultura » Melhoramento Genético » Controle de Desenvolvimento Ponderal - CDP
Publicado em 03/04/2014 às 09:12:47

Análise das Matrizes Os relatórios de desempenho das matrizes permitem ao criador conhecer efetivamente o rebanho com o qual está trabalhando, e é o primeiro passo na busca da lucratividade, pois terá acesso a todos os indices reprodutivos de seus animais.Estes relatórios são disponibilizados para os rebanhos participantes do CDP - Controle do Desenvolvimento Ponderal, e acompanham o RPC - relatório de pesos calculados à idade padrão de 205 dias. Ficam disponíveis também para consulta on-line no site da ABCZ através do link "comunicações eletrônicas" no item PMGZ. Avaliações geradas para as matrizes:
- IPP - Idade ao Primeiro Parto;
- IDUP - Idade no Último Parto;
- IEP - Intervalo Entre Partos;
- ER - Eficiência Reprodutiva;
- PRS - Precocidade, Rusticidade e Sobrevivência;
- HMMP - Habilidade Materna Mais Provável;
- IPT - Índice de Produtividade Total da Matriz.

CDP - Desempenho
Como interpretar o relatório de desempenho das matrizes
IDUP: idade no Último Parto
Idade da matriz no nascimento do produto que está sendo analisado, é expresso em anos e meses.
IPP: Idade ao Primeiro Parto
Idade da matriz ao primeiro parto, é expresso em meses e dias. Sendo ideal a matriz que tem o primeiro parto até os 36 meses de idade.
Nro Filhos: Inclui o numero de filhos geral da matriz, incluindo os de parto natural, TE e FIV;
Nro Partos: Inclui somente os filhos de parto natural.
IEP: Intervalo Entre Partos
Intervalo entre parto individual e médio da matriz, expresso em dias. O ideal é um intervalo médio de 365 dias.
PRS: Precocidade - Rusticidade - Sobrevivência
É o índice biológico que combina características como: precocidade sexual, fertilidade, instinto maternal e grau de imunidade conferido a cria. Considera-se uma matriz padrão, a matriz de PRS igual a 365, o que indica que ela pariu com 36 meses, tem um intervalo entre partos de 365 dias e desmamou todos os bezerros. Quanto menor este índice melhor.
ER: Eficiência Reprodutiva
Expressa a capacidade da matriz em parir regularmente. Uma matriz padrão é aquela que teve o primeiro parto com até 36 meses e depois um parto a cada 365 dias. Dessa maneira teríamos uma ER de 100 %. Portanto quanto mais próximo de 100 for esse índice, melhor será a matriz.
Filhos CDP: Numero de filhos da matriz que participaram do CDP até no mínimo a idade padrão de 205 dias;
HMMP: Habilidade Materna Mais Provável
Indica a habilidade da matriz em desmamar bons produtos, ou seja, animais pesados. É muito importante nesse caso a capacidade leiteira e o instinto maternal da matriz. Uma matriz padrão apresentará uma HMMP igual a 100.0, quanto maior este índice melhor, pois HMMP maior que 100.0, significa que a matriz desmama animais com peso acima da média do rebanho.
IPT: Índice de Produtividade Total
Esse índice seria a conclusão final sobre a matriz, pois ele combina as três funções de uma matriz no rebanho: parir (cedo e regularmente), desmamar (todos os produtos) e desmamar bons produtos (pesados). Quanto maior o índice melhor a matriz, pois se ela tiver um PRS igual a 365 e uma HMMP igual a 100.0 seu IPT será 100.
Dúvidas ou sugestões: pmgz@abcz.org.br (34) 3319 3843
CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU