Dangi
Voltar
Você está em:
Zebuinocultura » Conheça as raças zebuínas » Dangi
Publicado em 06/07/2023 às 10:20:13
Dangi é uma raça de gado nativa das áreas montanhosas dos distritos de Nashik e Ahmednagar de Maharashtra. O khoya feito de seu leite é tão doce que um popular ditado Marathi diz: "Você só pode ser tão doce quanto rajur (a palavra para khoya em Ahmednagar)." No entanto, a raça poderia ter sido extinta sem os esforços de cientistas, agricultores e organizações locais.
O leite do gado Dangi produz um delicioso khoya. Mas a raça estava à beira da extinção até que os cientistas que trabalhavam no primeiro projeto de banco de genes da Índia entraram em ação. Eles também conservaram 48 espécies nativas de gramíneas, identificaram várias variedades de arroz, sorgo e outros painços e espécies de peixes.
Dangi é uma raça de gado nativa das áreas montanhosas dos distritos de Nashik e Ahmednagar de Maharashtra. O khoya feito de seu leite é tão doce que um popular ditado Marathi diz: "Você só pode ser tão doce quanto rajur (a palavra para khoya em Ahmednagar)." No entanto, a raça poderia ter sido extinta sem os esforços de cientistas, agricultores e organizações locais.
A partir de 2014, pesquisadores do Instituto Indiano de Educação e Pesquisa em Ciências, Pune, BAIF Development Research Foundation, Nova Delhi, agricultores locais e organizações comunitárias trabalharam arduamente para viabilizar a criação de gado Dangi.
"Quando começamos a trabalhar, restavam apenas pequenos rebanhos", disse Sarang Pande, da Lokpanchayat, uma organização local que trabalha em Ahmednagar. "O gado sobrevivente também lutava contra doenças devido a mudanças no ambiente, padrão de cultivo e forragem. Começamos com a vacinação adequada do gado sobrevivente." Graças aos seus esforços, as aldeias da região agora têm alguns touros jovens e puro-sangue Dangi.
Enquanto isso, equipes multidisciplinares de especialistas, organizações comunitárias e moradores de Maharashtra estão trabalhando para construir o primeiro banco de genes do país que garantirá que Dangi e outras raças nativas de plantas e animais não sejam extintas. O banco vai armazenar não só as sementes rústicas de espécies indígenas e germoplasma, mas também o conhecimento tradicional.
No projeto Dangi, por exemplo, a prática tradicional de 'rakhan raan' - separar capim e forragem para o gado ao longo do ano - desempenhou um papel fundamental. Um 'Dangi Parents Sangh' também foi iniciado com 30 famílias em Akole taluka para criar gado de raça pura.
"Os esforços valeram a pena e agora temos touros de raça pura. Agora estamos tentando ver como o leite, esterco de vaca e esterco da raça Dangi podem ser comercializados. Queremos promovê-lo como vacas Gir para reviver esta raça indígena", disse Pande.
Dando vida ao banco
No início dos anos 2000, o renomado ecologista Madhav Gadgil sentiu a necessidade de conservar espécies nativas e nativas de culturas e outras plantas e documentar as tradições orais e o conhecimento associado a elas. Um piloto executado de 2014 a 2019 foi bem-sucedido e, em abril passado, o governo de Maharashtra sancionou Rs 179 crore para expandir o projeto.
VS Rao, professor do IISER, que é diretor de projeto do Maharashtra Gene Bank, disse que muitas variedades locais de diferentes organismos vivos são preservadas por comunidades e indivíduos. "Os agricultores têm gerações de conhecimento transmitido oralmente sobre várias espécies de plantas e culturas. O esforço da nossa equipe é preservar esses bolsões que ainda praticam métodos tradicionais e as variedades indígenas que sobreviveram devido à sua natureza adaptativa", disse ele.
Sete áreas de foco
O projeto do banco de genes se concentra em sete temas: biodiversidade marinha, diversidade genética de culturas, diversidade genética de gado, conservação e uso sustentável de peixes indígenas, conservação da biodiversidade de pastagens, restauração ecológica de terras de recursos florestais comunitários e espécies de plantas econômicas.
"Trabalhamos com os moradores e organizações comunitárias em cada área. São três instituições nacionais de pesquisa, duas universidades e 16 ONGs envolvidas no trabalho. Temos um enorme patrimônio genético no país e ele não deve ser perdido, pois as espécies nativas se adaptaram ao ambiente local e sobreviveram por muitos e muitos anos", disse Rao.
O projeto também envolve crianças. Quando os alunos receberam um projeto para identificar e nomear plantas, animais e espécies de grama ao seu redor durante as férias, "eles voltaram com 200 variedades e também coletaram sementes". "Isso os ajudou a entender a biodiversidade e o esforço necessário para conservá-la", disse Rao.
Backup para o futuro
Juntamente com a conservação in situ (no local), existe o banco de genes em Pune, onde os genótipos são mantidos como backup e para referência. Existem bancos de sementes comunitários no nível local onde os agricultores podem coletar sementes e depositá-las novamente após a colheita. Esses bancos de sementes estão funcionando com sucesso em Jawhar em Palghar taluka, Akole em Ahmednagar e no distrito de Bhandara.
"São bancos de compromisso. Um membro pode pegar um quilo de sementes e devolver dois quilos. É uma sociedade cooperativa gerida por membros. Nós os chamamos de salvadores do genoma, e genomas únicos são registrados pelo National Bureau of Plant Genetics", disse Rao.
Agora, cada grupo identificou áreas de expansão. Por exemplo, o grupo de diversidade pecuária está tentando manter viva a raça de cabras Katak de Sangamner.
Fonte:epaper.timesgroup.com
O que mais sabe-se sobre o gado Dangi ?
É uma raça de gado pertencente ao Dangs Ghat - as regiões montanhosas de Maharashtra. Habita o distrito de Thane, Sinner e Igatpuri taluka do distrito de Nasik e em Akola taluka do distrito de Ahmednagar. Origina-se das áreas montanhosas do distrito de Dang, em Gujarat, onde as chuvas são muito fortes e a economia agrícola é muito pobre. Geralmente esses animais ocorrem perto das áreas montanhosas onde as florestas estão disponíveis nas cordilheiras de Sahyadri.
Esta raça é semelhante ao Deoni e parece se encaixar no grupo de gado representado por Gir, Red Sindhi e Sahiwal. A raça também é conhecida como "Kanadi". A população total estimada de Dangi varia de 2 lakhs a 2,5 lakhs em números.
Os Dangi são, em essência, uma raça de tração média-lenta, conhecida em geral por sua natureza resistente e capacidade de trabalhar em áreas de chuva forte, campos de arroz e trechos montanhosos. Estes animais subsistem em grande parte do pasto. Esses animais são úteis para arar e outras operações de campo, e também para transportar madeira de áreas florestais. Eles são notáveis ??para transportar madeira pesada, a uma velocidade de 2 a 3 milhas por hora, dependendo do tipo de terreno e podem, assim, cobrir uma distância de 20 a 24 milhas com facilidade por dia. As vacas desta raça são pobres ordenhadoras, embora sejam feitas tentativas para melhorar suas capacidades de ordenha.
Tipos:-
Existem seis linhagens diferentes de animais Dangi que são separados de acordo com a cor coar e são conhecidos por seus nomes locais. O "Pará" é completamente branco com algumas manchas pretas e os machos deste tipo são considerados valiosos. "Bahala" é uma combinação de branco e preto - quando a cor branca é relativamente mais, é familiar como "Pandhara Bahala" e quando o preto é relativamente mais, é familiar como "Kala Bahala".
"Maneri" significa preto completo com poucas manchas brancas. Essas linhagens de animais são encontradas no distrito de Ahmadanagar e Nashik e no distrito de Dangs.
"Lal" significa mais vermelho com poucas manchas brancas, enquanto "Lal Bhahala" é uma combinação de vermelho e branco. Estes são encontrados principalmente no distrito de Dangs e Nashik.
Características:
- O gado é de tamanho médio a grande, com corpos profundos e constituição pesada.
- Eles têm traseiros e dianteiros poderosos com costas curtas.
- As pernas são curtas e robustas e os cascos são pretos, semelhantes a pederneira e resistentes.
- A pele é de espessura média e secreta um elemento oleoso que lhes permite tolerar chuvas fortes.
- A cabeça é de tamanho moderado e proporcional ao corpo, enquanto as orelhas são pequenas.
- A testa é saliente, mas o focinho é grande.
- A corcova é de tamanho médio e firme; a barbela é um pouco pendente.
- Os chifres são curtos e grossos com pontas laterais. Animais com pontas de chifre voltadas para dentro e para baixo também são encontrados em números consideráveis.
- A bainha está solta, mas não pendente por excesso. A altura atrás da corcunda varia de cerca de 45 a 50 polegadas, enquanto a circunferência do coração mede cerca de 58 a 60 polegadas, em média.
- O peso médio dos machos é de 310-330 kg e das fêmeas de 220-250 kg.
- A idade ao primeiro parto é de 46 a 56 meses e o intervalo entre partos é de cerca de 17 a 21 meses.
- A média de produção de leite é de cerca de 530 kg (intervalo de 32 a 1.228 kg) em um período médio de lactação de 269 dias (intervalo de 100 a 396 dias). A porcentagem de gordura no leite varia de 3,8 a 4,5%.
Curiosidades sobre a Vaca Indiana
A população total estimada de Dangi varia de 2 lakhs a 2,5 lakhs em números.
Existem seis linhagens diferentes de animais Dangi que se distinguem de acordo com a cor da pelagem e são conhecidos por seus nomes locais. O "Pará" é completamente branco com algumas manchas pretas e os machos deste tipo são considerados muito valiosos. " Bahala " é uma combinação de branco e preto - quando a cor branca é relativamente mais, é chamada de "Pandhara Bahala" e quando a cor preta é relativamente mais, é conhecida como " Kala Bahala ".
" Maneri " significa preto completo com poucos pontos brancos. Essas linhagens de animais são encontradas no distrito de Ahmadanagar e Nashik e no distrito de Dangs.
" Lal" significa mais vermelho com poucas manchas brancas, enquanto " Lal Bhahala " é uma combinação de vermelho e branco. Estes são encontrados principalmente no distrito de Dangs e Nashik.
Fonte: saveindiancows.org
CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU