Zebu bom é registrado
Voltar
Você está em:
Zebuinocultura » ABCZ
Por meio deste espaço do Centro de Referência do Zebu - CRPBZ, você conhecerá a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu - ABCZ, suas principais ações, serviços e projetos integrados à cadeia produtiva da pecuária brasileira. Neste link denominado de departamento técnico, é possível entender os objetivos da organização, acessar as regulamentações e documentações pertinentes ao funcionamento do Serviço de Registro Genealógico das Raças Zebuínas - SRGRZ. Saiba também sobre as vantagens do sistema Produz, trata-se de um software desenvolvido pela ABCZ para acompanhar com eficiência e parâmetros técnicos modernos, a organização e a direção do planejamento para a melhoria genética de rebanhos zebuínos registrados em todo País. O registro genealógico é uma ferramenta fundamental para a seleção das raças zebuínas puras. Organizado em um sistema de informações, cuja fonte principal são os próprios criadores, torna-se essencial que estes conheçam e cumpram as regras que o disciplinam. Portanto, compete ao selecionador de raças puras fornecer as informações que alimentam todo o banco de dados nas quais compõe uma população de bovinos sob seleção.

Imagem de um zebuíno recebendo a marca do "caranguejo" que determina o registro genealógico realizado pela ABCZ. Crédito: Adriano Garcia.
Sob domínio da ABCZ, esse banco de dados conta com informações de mais de 17 milhões de zebuínos registrados (Fonte: ABCZ, 2014). Não por menos, a entidade é a delegada do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA, desde 1938, para a execução do Serviço de Registro Genealógico das raças zebuínas, sendo essas atualmente: a Brahman, Cangaiam, Gir, Guzerá, Indubrasil, Nelore, Sindi e Tabapuã.
O pecuarista é, em última instância, responsável por toda informação de seu plantel repassada ao Serviço de Registro Genealógico. Sendo assim, objetiva-se que, o intercâmbio de material genético entre os plantéis estabeleça laços genéticos, de forma que nenhum rebanho está isolado.
O compartilhamento da genética aumenta a necessidade de que os criadores tenham registros fidedignos, organizados e sistemáticos em suas propriedades.
Quadro com as vantagens gerais do Registro Genealógico das raças zebuínas.
Uma vez criadas as bases genealógicas, responsáveis pela formação de intrincadas redes de parentesco entre os animais, é necessário que se adote mecanismos para permitir o conhecimento do perfil econômico de cada animal.
Caso contrário, terminar-se-ia por ter uma rede de nomes ligados entre si, mas para os quais, passado algum tempo, ninguém mais conseguiria se lembrar do valor genético.
.
Para um animal ser registrado, ele deve passar pela inspeção técnica, processo este, realizado por um técnico credenciado pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu - ABCZ.
No entanto, antes da inspeção técnica, o criador já deve estar cadastrado na ABCZ, para que ele possa efetuar alguns trâmites indispensáveis para o controle geral do plantel e consequentemente, para a realização do registro. Antes da apresentação do exemplar ao técnico, o animal já tem que possuir junto ao serviço de registro genealógico da ABCZ, todas as informações como a realização da cobertura da mãe (seja por inseminação artificial ou monta natural) além do comunicado de nascimento do produto para que o seu registro seja processado.
Quanto ao registro genealógico dos animais pode ser solicitado na sede da ABCZ, em qualquer um dos 19 Escritórios Técnicos Regionais (ETRs) que a associação possui em vários estados brasileiros ou nas entidades filiadas. Não é obrigatório ser associado da ABCZ para registrar os animais, entretanto, existem vantagens concedidas aos associados.
Touro que faz diferença tem a marca do caranguejo na perna! ABCZ - A MARCA DA PRODUTIVIDADE!
Texto: Thiago Riccioppo
CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU