Apresentação
Voltar
Você está em:
Sustentabilidade » Custo de Produção e Rentabilidade
Como produzir mais em áreas menores? Como ter eficiência energética no campo? Como intensificar as áreas de produção de proteína animal liberando mais espaço para a produção agrícola? Como diminuir o êxodo rural e fixar com atrativos o homem no campo? Essas e outras perguntas são fundamentais no contexto da pecuária no País e nós, como cidadãos, temos o compromisso respondê-las adequadamente. A parceria entre o (CRPB - Zebu) - Centro de Referência da Pecuária Brasileira-Zebu e o CEPEA - Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada - ESALQ/USP - surgiu para desenvolver a consulta de informações que possam auxiliar o criador e o pesquisador a entender os dados econômicos da cadeia do agronegócio, utilizando-os como ferramenta para os cálculos de produção x rentabilidade.
As atividades do CEPEA abrangem estudos, pesquisas e a difusão de informações através de variados meios de comunicação. Esses trabalhos são relacionados ao agronegócio e estruturados seguindo os lastros das cadeias produtivas, considerando-se também suas interligações econômicas que, em geral, são baseadas em portfólios de composição diversificada (multinegócios). Aqui você encontrará ainda, informações sobre a Agricultura e Pecuária de Precisão, e também sobre o que é a Agricultura e Pecuária Familiar . Essas categorias dentro da pecuária, podem ser trabalhadas com tecnologias capazes de mitigar os impactos ambientais e aumentar a produtividade, diminuindo os custos de produção. Observa-se que, o custo de produção está diretamente relacionado ao uso correto das de técnicas sustentáveis no campo adequado a realidade que se propõe trabalhar. Nesse sentido, busca-se não apenas o lucro, mas o equilíbrio entre a preservação ambiental, o respeito ao homem do campo e da cidade, bem como garantia de vida às demais gerações.

Fonte: Senado Federal, 2008.
Para exemplificar, o infográfico acima traz como o melhoramento genético e o aprimoramento do manejo podem impactar positivamente no aumento da produção de carne bovina por hectare.
Animais precoces e pastos bem manejados diminuem o tempo de abate e, consequentemente, o tempo desses animais na propriedade. Portanto, serão menores os gastos com produção e os impactos ambientais.
.
CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU