Mercosul Voltar

Você está em: Mercado » Mercados Globais
Publicado em 15/06/2016 às 13:33:24
Mercado Comum do Sul (MERCOSUL). Foto: Divulgação, 2016.

Você, que é produtor(a), pecuarista ou empresário(a) no ramo, alguma vez cogitou saber quais são as verdadeiras possibilidades para as relações comerciais do Brasil (do qual faz parte, com excelência) com a América Latina (Mercosul), em especial? O CRPBZ oferece aqui oportunidades reais para iniciar sua pesquisa.

(*) Entenda de que modo podemos ajudá-lo(a) a fazer o levantamento de informações que irão lhe auxiliar na escolha do tipo de investimento e o parceiro certo para os seus negócios.

A América Latina no Mercado Global

 

Segundo dados recentes e atualizados divulgados pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), a pecuária tem importância crítica para a América Latina e o Caribe e é uma fonte de alimentos básicos para a segurança alimentar de sua população. Mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo dependem da pecuária e 70% dos 880 milhões de pobres em áreas rurais, que vivem com menos de USD 1,00 por dia dependem, pelo menos parcialmente, da pecuária para sua subsistência.

 

Os sistemas de produção pecuária são considerados como a estratégia social, econômica e cultural mais apropriada para manter o bem estar das comunidades, pois é a única atividade que pode ao mesmo tempo assegurar a subsistência, preservar os ecossistemas, promover a conservação da fauna silvestre e satisfazer os valores culturais tradicionais. Tanto que a América Latina, com suas extensas pastagens, clima favorável e um uso racional de insumos, que inclui grãos (cereais, soja) e fertilizantes, conta com todos os ingredientes naturais para ser uma importante região produtora do ramo, capaz de satisfazer a demanda por alimento e garantir a segurança alimentar regional e mundial.


Países integrantes do Mercosul. Fonte: Portal Brasil, 2016.

Objetivos e Princípios

 

1) O MERCOSUL tem por objetivo consolidar a integração política, econômica e social entre os países que o integram, fortalecer os vínculos entre os cidadãos do bloco e contribuir para melhorar sua qualidade de vida.

2) Como princípio, visa à formação de mercado comum entre seus Estados Partes. De acordo com o art. 1º do Tratado de Assunção, a criação desse tipo de conglomerado comercial implica:

- livre circulação de bens, serviços e fatores de produção entre os países do bloco;

- estabelecimento de uma tarifa externa comum e a adoção de uma política comercial conjunta em relação a terceiros Estados ou agrupamentos de Estados e a - coordenação de posições em foros econômico-comerciais regionais e internacionais;

- coordenação de políticas macroeconômicas e setoriais entre os Estados Partes;

- compromisso dos Estados Parte em harmonizar a legislação nas áreas pertinentes, a fim de fortalecer o processo de integração.

 

Resumidamente, os países-membros do Mercosul, conforme as diferentes categorias, são:

 

Membros efetivos: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela (2012).

Membros associados: Bolívia (1996), Chile (1996), Peru (2003), Colômbia (2004) e Equador (2004).

Membros observadores: México (2006) e Nova Zelândia (2010).


Países membros efetivos, associados e observadores do Mercosul. MundoEducação, 2016.

Produção Agrícola e Pecuária

 

O MERCOSUL é uma potência agrícola. Ressaltam suas capacidades de produção das cinco principais culturas alimentares globais (trigo, milho, soja, açúcar e arroz). É o maior exportador líquido mundial de açúcar, o maior produtor e exportador mundial de soja, 1º produtor e 2º maior exportador mundial de carne bovina, o 4º produtor mundial de vinho, o 9º produtor mundial de arroz, além de ser grande produtor e importador de trigo e milho.

 

O CRPBZ e o MERCOSUL

 

Como o objetivo do CRPBZ é facilitar a pesquisa relacionada à pecuária brasileira, no geral, optamos aqui em fornecer aos pesquisadores dados e links de acesso a portais e notícias diversas relacionadas exclusivamente para essa atividade e seus âmbitos diversos. E isso é apenas o começo. Tentaremos aqui filtrar o assunto limitando-o, num primeiro momento, ao cruzamento de dados relacionados ao setor com os países membros do Mercosul. Feito isso, poderemos diversificar a abrangência de mais informações ajustadas aos demais setores do Agronegócio (Produção Agropecuária, Fornecedores de insumos e Bens de Produção, Processamento e Transformação, etc). O objetivo é ampliar cada vez mais o conhecimento interligado à universalidade das Ciências Agrárias e outras áreas de afinidade.

 

Ou seja, o pecuarista ou produtor de áreas diversas e afins poderá encontrar aqui uma ferramenta de análise e pesquisa sobre as últimas e mais relevantes notícias sobre o que cada um desses países tem a oferecer. A intenção é auxiliar a América Latina a estreitar ainda mais as relações comerciais com o Brasil, que atualmente é o segundo maior produtor de carne bovina do mundo e o primeiro a liderar o ranking das exportações do gênero desde 2008. Segundo o MAPA, as estatísticas mostram crescimento também para os próximos anos, quando a exportação de carne bovina crescerá a 2,15% ao ano, o que é bastante animador.

 

Para saber mais, acesse os portais de pesquisa selecionados pela Equipe do CRPBZ sobre o assunto:

 

Mercosul (Brasil)

Mercosur (Oficial)

Portal de Serviços do Mercosul/Brasil (Agropecuária)

Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty)

 

Veja, a seguir, o perfil (Pecuária) de cada país membro do MERCOSUL:

 

ARGENTINA

 

Área territorial: 2.791.910 km²

Idioma: Espanhol

População (2014): 41.803.125 habitantes

PIB (2012): US$ 477 bilhões

Moeda: Peso argentino

IDH (2013): 0,808


Bandeira oficial da Argentina (América do Sul), país membro do Mercosul.

Dados do Ministério das Relações Exteriores reconhecem a Argentina como o principal parceiro político do Brasil. No comércio, ela é o terceiro maior parceiro, que por si só tem os brasileiros como ocupantes do primeiro lugar na lista comercial dos argentinos. As relações entre ambos são históricas e abrangem todas as dimensões possíveis: economia, comércio, educação, cultura, turismo, defesa, ciência e tecnologia, entre outros. Combinados, os dois países representam 63% da área total da América do Sul, 60% de sua população e 61% de seu PIB.

 

Um alto volume de comércio e de migração entre a Argentina e o Brasil tem gerado uma maior aproximação, especialmente após a implementação do Mercosul, em 1991. Entre 2003 e 2012, o comércio bilateral praticamente quadruplicou, saltando de 9,24 bilhões para mais de 34,4 bilhões de dólares. Entre 2010 e 2012, os investimentos estrangeiros diretos do Brasil na Argentina cresceram 16,6%. No ano 2012, os investimentos quase triplicaram em relação a 2011, chegando à marca dos 262 bilhões de dólares. Em 2012, dobrou o valor total das exportações argentinas que fizeram uso do sistema de pagamentos em moeda local. Como foi dito, a Argentina é o terceiro maior parceiro comercial do Brasil e o principal destino das exportações brasileiras de manufaturas.

 

Produção Agrícola e Pecuária

 

A economia Argentina é baseada principalmente na agricultura e na pecuária. A produtividade agrícola está entre as mais altas do mundo. O país é um grande produtor e exportador de cereais, sendo o seu principal produto o trigo. A exportação de produtos derivados da pecuária, como a carne de gado e a lã, é de grande importância para a economia argentina. As técnicas de refrigeração e de processamento da carne são referências positivas do setor. A indústria pesqueira, apesar de seu potencial, não é muito explorada.

 

Apesar da crise econômica a qual a Argentina vem atravessando (com claros sinais de recuperação) nos últimos anos, atualmente a economia do país apresenta inflação moderada, recordes no superávit comercial e recuperação dos investimentos. A chegada de Maurício Macri à presidência vem trazendo boas expectativas para o setor. Embora a situação seja de redução no rebanho bovino e aumento nos custos com alimentação, a pecuária argentina espera reaver metas anteriormente consideradas históricas para os próximos anos, segundo avaliam especialistas.

 

PESQUISA REFINADA (Dados Oficiais e Atualizados)

1º Passo: Acesse o perfil da Argentina nas relações bilaterais mantidas com o Brasil (Ministério das Relações Exteriores - Site Oficial)

2º Passo: Pesquise sobre a Balança Comercial Brasileira: Países e Blocos (*)

*Obs: Experimente, por exemplo, colocar em "Por País" (Argentina) e "Por Blocos" (América do Sul Exclusive Mercosul). Obtenha acesso exclusivo às planilhas e dados fornecidos pelo Governo e veja resultados surpreendentes para a sua pesquisa.

3º Passo: Aprendendo a Exportar (Aprendex) - Tutorial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

4º Passo: Quero Exportar - Tutorial (Apex-Brasil)

5º Passo: APex-Brasil e o Mapa Estratégico de Mercados e Oportunidades Comerciais para As Exportações Brasileiras (CRPBZ)

6º Passo: Brazilian Cattle (Representatividade do Zebu na Pecuária Brasileira)

 

Obs: Nem sempre o resultado das pesquisas estará limitado ao tipo de assunto que julgar ser exclusivo às suas necessidades. Tal fim estará sujeito aos métodos oferecidos pelos portais externos que iremos indicar aqui. Mais importante é ajudá-lo(a) a obter acesso a uma série de dados oficias e atualizados a partir de fontes primárias seguras, obviamente.

 

A seguir, acompanhe links de diversos sites e portais sobre as últimas notícias relacionadas à pecuária argentina:

 

Sinais de reação na pecuária argentina (Portal DBO)

Crise "espreme" pecuária na Argentina (Amambai Notícias)

Governo de Maurício Macri gera otimismo para a pecuária argentina (SFagro)

Brasil e Argentina discutem estratégias para abrir novos mercados (SFagro)

Cenário positivo para pecuária argentina (Portal DBO)

Pecuária argentina - Arquivos da Tag (Beefpoint)

 

URUGUAI

 

Área territorial: 176.220 km²

Idioma: Espanhol

População (2014): 3.418.694 habitantes

PIB (2012): US$ 49.9 bilhões

Moeda: Peso uruguaio

IDH (2013): 0,790


Bandeira oficial do Uruguai (América do Sul), um dos países membros do Mercosul.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o Uruguai é um dos principais parceiros estratégicos do Brasil na América do Sul. Os vínculos históricos, políticos e humanos entre os dois países permitem elevado grau de confiança mútua, que permeia todos os aspectos da relação bilateral. A cooperação entre os dois países é abrangente, perpassando os campos político, econômico, tecnológico e social. O processo de integração entre eles contribui para o desenvolvimento socioeconômico em ambos e fortalece suas posições nos fóruns multilaterais. Ressalta-se a cooperação entre Brasil e Uruguai no âmbito do MERCOSUL e da UNASUL, mecanismos de grande relevância para a promoção da melhoria de vida da população sul-americana e para a estratégia brasileira de fortalecer a América do Sul como centro dinâmico em um mundo multipolar.

 

Produção Agrícola e Pecuária

 

O Uruguai tem uma economia baseada nos serviços, na indústria, na agricultura e na pecuária. As culturas dominantes são o arroz, a cana-de-açúcar, a cevada, a beterraba, a batata, o milho e o trigo. A pecuária, em especial a criação de ovinos e bovinos, tem um peso significativo nas exportações. As importações nacionais são constituídas, quase exclusivamente, por combustíveis e por metais. A indústria produz bens alimentares, bebidas, produtos químicos, produtos petrolíferos, têxteis, calçado, equipamento para os transportes, tabaco, produtos de couro e derivados de papel. Os maiores parceiros comerciais do Uruguai são o Brasil, a Argentina, os Estados Unidos da América e a Itália.

 

É um dos poucos países que têm o rastreamento de todo o rebanho bovino e assim tem conseguido colocação de sua carne nos mercados mais exigentes do mundo, o que tem proporcionado exportações a valores agregados mais altos para os mercados norte americano, alemão e europeu, israelense, etc. Além deste aspecto comercial do rastreamento há uma grande segurança jurídica para o investidor em pecuária porquanto, uma vez comprado o rebanho, esse é registrado no SIG (Sistema Nacional de Informacion Ganadeira). Tal órgão público reúne todo o registro do rebanho uruguaio e somente através deste sistema é que se pode transacionar as reses.

 

PESQUISA REFINADA (Dados Oficiais e Atualizados)

1º Passo: Acesse o perfil do Uruguai nas relações bilaterias com o Brasil (Ministério das Relações Exteriores - Site Oficial)

2º Passo: Pesquise sobre a Balança Comercial Brasileira: Países e Blocos (*)

*Obs: Experimente, por exemplo, colocar em "Por País" (Uruguai) e "Por Blocos" (América do Sul Exclusive Mercosul). Obtenha acesso exclusivo às planilhas e dados fornecidos pelo Governo e veja resultados surpreendentes para a sua pesquisa.

3º Passo: Aprendendo a Exportar (Aprendex) - Tutorial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

4º Passo: Quero Exportar - Tutorial (Apex-Brasil)

5º Passo: APex-Brasil e o Mapa Estratégico de Mercados e Oportunidades Comerciais para As Exportações Brasileiras (CRPBZ)

6º Passo: Brazilian Cattle (Representatividade do Zebu na Pecuária Brasileira)

 

A seguir, acompanhe links de diversos sites e portais sobre as últimas notícias relacionadas à pecuária argentina:

 

Uruguai: veja a importância da cota 481 para a pecuária do país (BeefPoint)

Negócios no Uruguai (NNU)

Sistema Nacional de Informação Pecuária de Uruguai (Genexus)

Gado ganha espaço nos campos do Uruguai (Gazeta do Povo)

 

VENEZUELA

 

Área territorial: 912.050 km²

Idioma: Espanhol

População (2014): 30.851.343 habitantes

PIB (2012): US$ 382,4 bilhões

Moeda: Bolívar venezuelano

IDH (2013): 0,764


Bandeira oficial da Venezuela, país integrante do Mercosul.

Segundo o Itamaraty, é a quinta maior economia da América Latina, depois do Brasil, México, Argentina e Colômbia. Há uma importante atuação na Venezuela de empresas brasileiras dedicadas à construção civil, responsáveis por obras de grande impacto na infraestrutura do país, como estradas, hidrelétricas, linhas de metrô e obras de irrigação. Além das áreas em que o Brasil tradicionalmente oferece cooperação técnica e educacional (saúde, agricultura, ensino de português, bolsas para cursos de graduação e pós-graduação), as relações com o país incorporaram importante acervo de projetos impulsionados por escritórios de entidades brasileiras instaladas em Caracas, como Embrapa, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e Caixa Econômica Federal. Atualmente, o país está em recessão e encontra-se em grave crise política com o Governo de Maduro, sucessor de Hugo Chávez.

 

Produção Agrícola e Pecuária

 

A economia é essencialmente agrícola, com grande parcela dela centrada na produção e exportação de petróleo. Embora o agronegócio ainda seja uma boa opção, a principal atividade econômica é o refino de petróleo. Na última década tem havido muitos sistemas de culturas anuais e mecanizadas modernos, tais como os que se especializam em milho, arroz, sorgo, de sésamo, de amendoim, de girassol e algodão. Em 2005, o gado da Venezuela tinha 16.300.000 bovinos (um terço de animais zebuínos), 3,1 milhões de suínos, 530 mil ovinos e aves 110.000.000. Nas planícies estabeleceu uma área próspera de produção intensiva de carne e leite. Em 2014 a Venezuela foi o terceiro maior importador de carne bovina brasileira, segundo o MAPA. No mesmo ano, o Brasil exportou US$ 3,05 bilhões em produtos do agronegócio para aquele país. Apenas em produtos do setor de carnes foi exportado US$ 1,35 bilhão, sendo US$ 904 milhões de carne bovina e US$ 428 milhões de carne de frango.

 

PESQUISA REFINADA (Dados Oficiais e Atualizados)

1º Passo: Acesse o perfil da Venezuela nas relações bilaterais com o Brasil (Ministério das Relações Exteriores - Site Oficial)

2º Passo: Pesquise sobre a Balança Comercial Brasileira: Países e Blocos (*)

*Obs: Experimente, por exemplo, colocar em "Por País" (Uruguai) e "Por Blocos" (América do Sul Exclusive Mercosul). Obtenha acesso exclusivo às planilhas e dados fornecidos pelo Governo e veja resultados surpreendentes para a sua pesquisa.

3º Passo: Aprendendo a Exportar (Aprendex) - Tutorial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

4º Passo: Quero Exportar - Tutorial (Apex-Brasil)

5º Passo: APex-Brasil e o Mapa Estratégico de Mercados e Oportunidades Comerciais para As Exportações Brasileiras (CRPBZ)

6º Passo: Brazilian Cattle (Representatividade do Zebu na Pecuária Brasileira)

 

A seguir, acompanhe links de diversos sites e portais sobre as últimas notícias relacionadas à pecuária argentina:

 

Brasil e Venezuela estreitam relações para comércio bilateral (ABCZ)

Venezuela: Tabela - Pecuária de vacas e búfalos (cabeças) - Actualitix

A pecuária e o dólar valorizado? (DBO)

Cepea: Consumo e exportação podem manter a pecuária no positivo (BeefPoint)

 

Obs: Em breve, a seguir, será incluído aqui o perfil dos demais países integrantes do Mercosul.

 


CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU

Fone: +55 (34) 3319-3900

Pça Vicentino R. Cunha 110

Parque Fernando Costa

CEP: 38022-330

Uberaba - MG


©2015-2025 - Associação Brasileira dos Criadores de Zebu - Todos os direitos reservados