Incentivos do MEC à Pesquisa e ao Ensino Superior Voltar

Você está em: Educação » Ensino Superior e Técnico-Profissional
Publicado em 25/11/2014 às 17:13:06

As Ciências Agrárias e o Ensino Superior: Saiba o que o MEC tem a oferecer a você. Fonte: Agência Brasil.

A Secretaria de Educação Superior é a unidade do Ministério da Educação (MEC) responsável por planejar, orientar, coordenar e supervisionar o processo de formulação e implementação da política nacional de educação superior. Além de outras atribuições que contemplam a universalidade da educação no país, o órgão trabalha para promover a ampliação e democratização do acesso ao ensino superior. Você, que é estudante, pesquisador ou especialista em diversas áreas, e tem interesse em aprimorar seus conhecimentos, este espaço está reservado a facilitar o acesso a esses recursos.

Para atingir tais fins o MEC tem criado políticas estratégicas para a democratização do ensino, que se estende desde as creches até às universidades, incluindo os setores de pós-graduação. A política de inclusão social na educação superior, em especial via reserva de vagas para estudantes que cursaram escolas públicas, é somente uma entre várias outras ações neste sentido. Para aqueles interessados na área das Ciências Agrárias, por exemplo, os caminhos também são os mesmos.


Além desses programas, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), publica periodicamente a chamada para seleção e financiamento de projetos de pesquisa aplicada e extensão tecnológica. As propostas selecionadas serão financiadas no valor total de R$ 40 milhões, distribuídos em parcelas nos anos de 2014, 2015 e 2016. A iniciativa integra a política de inovação e educação tecnológica da rede federal para o fomento da formação de recursos humanos qualificados.

O apoio é destinado a quatro linhas de pesquisa:

  • A primeira foca pesquisa aplicada, desenvolvimento e inovação que visem à solução de problemas do setor produtivo.
  • A segunda, melhoria contínua e no aumento da competitividade de empresas, associações e cooperativas;
  • A terceira é a preparação de estudantes da educação profissional dos institutos federais para competições de conhecimento e competências técnicas de abrangência regional, nacional e internacional;
  • E a quarta linha privilegia projetos elaborados e executados por professores com a participação obrigatória de alunos de cursos técnicos, com foco na solução de problemas de natureza institucional, empresarial ou comunitária.
  • A chamada relaciona 27 áreas de interesse, entre as quais, aeroespacial e defesa, alimentos, biotecnologia, energias renováveis, gastronomia, mineração, indústria naval, construção civil, energia e tecnologias para o etnodesenvolvimento em terras indígenas.

Obs: Para saber quais são as principais instituições do Brasil que oferecem cursos relacionados à área das Ciências Agrárias, ou quaisquer outros de seu interesse, acesse o portal e-MEC.

Fontes:

Ministério da Educação (MEC)
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)
CNPq

A seguir, para os interessados no ensino técnico-profissional nas diversas áreas do trabalho, veja alguns vídeos autoexplicativos sobre os cursos técnicos e de formação profissional do SENAI e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).


CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU

Fone: +55 (34) 3319-3900

Pça Vicentino R. Cunha 110

Parque Fernando Costa

CEP: 38022-330

Uberaba - MG


©2015-2025 - Associação Brasileira dos Criadores de Zebu - Todos os direitos reservados