Brazilian Cattle
Voltar
Você está em:
Mercado » Análises de Mercado » Externo
O Brazilian Cattle é um dos Projetos Setoriais Integrados (PSIs) executados por meio de parceria entre a Apex-Brasil e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).
Participam do projeto as principais empresas nacionais dos segmentos de embriões, sêmen, animais para reprodução, animais para abate, sementes para pastagens, nutrição animal, produtos veterinários e equipamentos para pecuária.
Missão e Objetivos
A missão do Brazilian Cattle é a promoção internacional da ABCZ e do zebu, bem como a divulgação da genética zebuína, mediante a transferência e o intercâmbio de tecnologia, treinamento profissional e educacional, gerando negócios e agregando valor ao processo comercial através de parcerias.
O objetivo é divulgar o pacote tecnológico de produção de carne e leite a pasto como alternativa sustentável de produção nas regiões tropicais.
Nesta parceria de projetos APEX/ABCZ/Brazilian Cattle, verifica-se crescimento da ordem de 10 mil % no valor de exportação. Um resultado excepcional.
Visão, Valores e Foco
O foco principal é a busca da excelência na qualidade de produtos e serviços e assim, ser reconhecido mundialmente pela oferta de insumos de alta tecnologia à pecuária de corte e leite, bem como pela oferta de animais zebuínos com genética provada, produzidos conforme os princípios do desenvolvimento sustentável, agregando valor aos canais de distribuição/pecuaristas e segurança alimentar ao consumidor final.
Nesta linha, busca-se conquistar novos mercados que apresentam oportunidades para projetos e parcerias, sempre visando difundir a presença do zebu no exterior, oferecendo o que há de melhor na pecuária brasileira, com animais de raças ideais para o clima tropical e subtropical, adaptabilidade e sustentabilidade.
Saiba mais, acessando em: Brazilian Cattle.
SIAL Paris 2016
A ABCZ fez uma participação inédita no SIAL Paris 2016. Na maior e mais importante feira de alimentos do mundo, que foi realizada entre os dias 16 e 20 de outubro, na capital Francesa, o gerente Mário Karpinskas do Brazilian Cattle (projeto da associação desenvolvido em parceria com a Apex-Brasil) e a diretora do Departamento de Relações Internacionais, Ana Cláudia Mendes de Souza, trabalharam na promoção da bovinocultura de carne e de leite do Brasil e sobre as inúmeras contribuições da criação de animais zebuínos de alta genética para a pecuária comercial sustentável.
A ação foi desenvolvida no estande da ABIEC (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne) onde os representantes de 19 frigoríficos exportadores de carne e de entidades do setor, como a Nelore, trabalharam na divulgação de produtos brasileiros para visitantes do mundo inteiro. O grupo do Brasil organizou três dias de degustações com carnes nacionais, entre elas a certificada Nelore Natural. Cerca de 1800 visitantes oriundos de quase 200 países participaram dos 3 eventos.
"O objetivo de levar diretamente ao público estrangeiro a experiência de saborear o produto brasileiro e de conhecer as características de uma das raças que possibilita a pecuária a pasto - em condições muito próximas do natural para os animais - foi atingido com sucesso pelos promotores do evento. Nosso papel também foi o de comprovar que essa produção a pasto, que resulta na carne saudável e de qualidade só é viável porque temos o zebu", explicou a diretora Ana Cláudia Mendes de Souza.
O espaço de 900 m² do estande da ABIEC foi dividido estrategicamente em ilhas individuais para reuniões e negociações, com ligações das salas com as áreas externas e um restaurante central. "Nosso empenho na SIAL Paris também esteve focado em fortalecer nossos contatos com a indústria frigorífica e conhecer as expectativas das missões estrangeiras que representam nossos mercados de maior relevância.
Conseguimos prospectar algumas parcerias que poderão ser viabilizadas pelo projeto Brazilian Cattle para inserir visitas a ExpoZebu e Farm Tours em criatórios de raças zebuínas nas agendas que a indústria promove com estrangeiros, bem como expor o nosso calendário de ações voltadas ao público internacional", diz o gerente Mário Karpinskas. E as ações desenvolvidas na SIAL Paris já estão tendo prosseguimento na ABCZ. "Nós estamos oficializando o convite de participação na ExpoZebu para Câmara de Comércio Árabe e agentes que atuam no mercado da carne no Sudeste Asiático", complementa a diretora.
Sobre o projeto: O Brazilian Cattle - desenvolvido pela ABCZ em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) reúne 60 empresas que estão inseridas no setor agropecuário e que representam os segmentos de animais vivos, nutrição, associações, biotecnologia, educação, equipamentos, fazendas, inseminação artificial, produtos veterinários e sementes.
CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU