Punganur Voltar

Você está em: Zebuinocultura » Conheça as raças zebuínas
Publicado em 08/11/2022 às 09:09:11
Foto Ilustrativa

O gado Punganur é um dos menores bovinos Bos indicus do mundo, originário da cidade de Punganur, no distrito de Chittoor, em Andhra Pradesh. Esta raça de gado Punganur recebeu o nome da aldeia Punganur no distrito de Chittoor, Andhra Pradesh, no ponto sul do planalto de Deccan. Esta raça produz leite com alto teor de gordura e rica em propriedades medicinais.
Fonte: www.pashudhanpraharee.com

Esta raça é conhecida por sua baixa estatura, alta eficiência na produção de leite e caracteres reprodutivos eficientes. Os Jamindars de Punganur eram antigos Diwans no estado principesco de Mysore. Eles gostaram desta pequena raça de gado e melhoraram el e receberam o nome de raça de gado Punganur. Esses animais foram encontrados nos concelhos de Palamaner, Madanapalli, Vayalpad, Piler e Chandragiri.

No entanto, a raça está à beira da extinção devido ao extenso cruzamento indiscriminado ao longo de um período de tempo. Tentativas são feitas para resgatar a raça na Estação de Pesquisa Pecuária, Palamaner, na Universidade Veterinária Sri Venkateswara.O gado Punganur que também é conhecido como gado anão e originou-se do distrito de Chitoor de Andhra Pradesh, no sul da Índia. A raça está entre as menores raças de gado com cupim do mundo .

A raça de gado Punganur está à beira da extinção, com alguns animais restantes. E esses animais restantes estão sendo criados principalmente na Estação de Pesquisa Pecuária, Palamaner, distrito de Chittoor, anexada à Universidade Veterinária SV.

A raça não é oficialmente reconhecida como uma raça, pois existem apenas alguns animais restantes. O gado Punganur é conhecido principalmente por seu leite de alta qualidade, rico em propriedades medicinais. Hoje a raça é bastante rara.

Características do Gado Punganur

Corpo : Punganur é uma das poucas raças de gado mais pequenas do mundo. Dorso inclinado para baixo da frente para trás, cauda tocando o chão.

Cor do corpo : O gado Punganur terá cores diferentes. A cor branca misturada com manchas vermelhas, marrons ou pretas também são vistas.

Chifres : A raça Punganur tem testa larga e chifres curtos. Os chifres são em forma de crescente e muitas vezes perdem a curva para trás e para a frente nos machos e laterais e para a frente nas fêmeas.

Características de produção : A produção média de leite da raça é de 546 Kg por lactação, com 5% de gordura média do leite.

Capacidade como finalidade de tração : Os bois são utilizados para operação agrícola em solo leve, bem como para condução de carroças para transporte e corridas especiais.

Normalmente o leite de vaca tem um teor de gordura de 3 a 3,5 por cento, o leite da raça Punganur contém até 8 por cento.

Tirumala Tirupati Devasthanams (TTD) tem cerca de 200 vacas Punganur em seu pátio de gado. O Ghee preparado a partir do leite dessas vacas são usados em 'archana' (oferenda) para o Senhor Venkateswara.

Segundo Poonam Malakondaiah, secretário-chefe especial do departamento de pecuária, atualmente, existem apenas cerca de 200 vacas e touros conhecidos da nossa variedade local da raça Punganur. Ele ainda afirma que a raça dá leite de boa qualidade e a taxa de mortalidade é muito menor. O leite de vaca Punganur tem muitos valores medicinais, o esterco de vaca é muito útil para aqueles que adotam a Agricultura Natural de Orçamento Zero (ZBNF). O esterco de vaca serve como uma rica fonte de fertilizante e sua urina está sendo usada para controle de pragas na agricultura.

Quando conhecemos a população de vacas Punganur, ficamos surpresos. A população de gado Ongole atualmente é de cerca de 10.000, enquanto a de gado Punganur é de apenas 200. Existem algumas variedades mistas e cruzadas de vacas Punganur disponíveis. Mas, o foco está no desenvolvimento da raça original", explicou. Dr. G Gangaraju, cientista principal e chefe da Estação de Pesquisa Pecuária (LRS), Palamaner disse que o esterco e a urina do gado Punganur são fontes ricas de fertilizantes e controladores de pragas para a agricultura orgânica.

A produção também aumentou de 20 para 30 por cento na agricultura orgânica. Já foi provado em Punganur e arredores. Desde 2015, urina e esterco de vaca estão sendo usados para ZBNF. Os agricultores disseram que houve uma melhora na qualidade dos produtos e um aumento na produtividade. A vida útil do produto também aumentou após o uso de esterco. Até agora tem sido usado em floricultura e horticultura. Gangaraju disse que eles estão criando o gado Punganur no LRS. Poonam Malakondaiah disse: "Sob o programa Missão Punganur, o governo aumentará a população do gado. Tecnologia de fertilização in vitro, tecnologia de genoma e tecnologia de produção de vacinas serão introduzidas para esses bovinos no AP Center for Advanced Research on Livestock (APCARL) localizado em Pulivendula em Kadapa.

Estas vacas são uma mistura de branco e cinza claro. Sua testa larga e chifres curtos contribuem para sua aparência única e cativante. A altura média de um Punganur é de 70-90cm e pesa 115-200kg.

As vacas Punganur são altamente resistentes à seca - elas podem sobreviver com forragem seca.

A linguagem corporal desta vaca é semelhante a um cervo - tem um belo estilo de andar. Esta raça, que está à beira da extinção, tem apenas cerca de 300 vacas restantes em nosso planeta.

 

 

Nome da Raça Punganur

Outro nome Gado anão de Punganur

Propósito da Raça: Leite

Notas especiais Forte, resistente, resistente à seca

Tamanho da Raça: Pequena

Touros: Cerca de 225kg

Vacas:Cerca de 115kg

Tolerância Climática Todos os climas

Cor da pelagem: principalmente branco e cinza claro na cor

Chifres: Sim

Rendimento de Leite: Bom

País/Local de Origem Índia

Sobre:

A vaca Punganur é considerada uma das menores raças de gado do mundo.

Tem uma altura de 70 cm a 90 cm e pesa em torno de 115 a 200 kg. Em comparação, o famoso touro Ongole mede 1,70 metros e pesa 500 kg. Ambas as raças têm suas origens em Andhra Pradesh.

Cultura significante:

A vaca Punganur tornou-se um símbolo de status nos últimos anos, quando ricos pecuaristas começaram a comprá-la, acreditando que traz boa sorte.

O Tirumala Tirupati Devasthanams (TTD) também tem várias vacas Punganur, cujo leite é usado para preparar ghee que é oferecido como 'archana' ao Senhor Venkateswara.

Vulnerabilidade:

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) lista a raça como ameaçada de extinção.

De acordo com revistas de gado, está à beira da extinção devido ao cruzamento realizado por agricultores.

Ação de Conservação: A Estação de Pesquisa Pecuária (LRS) em Palamaner, no distrito de Chittoor, é considerada o último bastião da raça. LRS instituiu um programa para conservar a raça.

Os textos acima foram produzidos pelo site https://www.pashudhanpraharee.com/punganur-cow-characteristics-uses-origin/ sob a autoria do DR. SHANKER SINGH, TVO, GHATSHILA. A tradução, adaptação e edição por Aryanna Sangiovani Ferreira


CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU

Fone: +55 (34) 3319-3900

Pça Vicentino R. Cunha 110

Parque Fernando Costa

CEP: 38022-330

Uberaba - MG


©2015-2025 - Associação Brasileira dos Criadores de Zebu - Todos os direitos reservados