Sardo Negro, o Zebu Mexicano
Voltar
Você está em:
Zebuinocultura » Conheça as raças zebuínas
Características. A raça zebu sardenha preta é caracterizada por sua cor branca com manchas pretas no corpo e sombra escura na cabeça, orelhas e membros. Muito apreciado pela cor de sua pele. Uma taxa de natalidade bastante alta. Produtor de carne e linhagens de alta aptidão leiteira.
INTRODUÇÃO
Importância do gado zebu no contexto mundial, na raça Sardenha Negra.
Origem
México, centro do Estado de Veracruz, na costa do Golfo do México;
Posteriores e pequenas importações de espécimes de zebuíno do Brasil, durante a década dos anos 30 e alguns outros da importação no ano de 1946. Está registado desde 1978. Pode-se dizer que praticamente das raças zebuína existentes no México, a maioria vem do Brasil, apenas o gado Brahman e o Red Sindhi vieram da América do Norte.
Características
A raça zebu sardenha preta é caracterizada por sua cor branca com manchas pretas no corpo e sombra escura na cabeça, orelhas e membros. Muito apreciado pela cor de sua pele. Uma taxa de natalidade bastante alta. Produtor de carne e linhagens de alta aptidão leiteira.
Possuindo qualidades leiteiras e produção de carne, estrutura óssea estilizada e desempenho muito bom na carcaça, possui características de rusticidade e adaptação que compartilha com todas as raças zebuína. A existência de livros de registro é uma das particularidades que distinguem a Associação Mexicana de Criadores de Cebu em todo o mundo, uma vez que promoveu o Sardo Negro como sinal de respeito e apoio aos seus associados, conquistados pela beleza exótica deste zebu mexicano.
Fonte: Associação Mexicana de Criadores de Cebu
(Tradução: Aryanna Sangiovani Ferreira)
CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU