Museu do Zebu Edílson Lamartine Mendes
Voltar
Você está em:
Memórias do Zebu » Museu do Zebu » Histórias & Estórias
Publicado em 21/05/2014 às 10:00:11
- atualizado em 09/06/2015 às 13:28:42

Foto da década de 1970 sobre a entrada da casa que abrigaria futuramente o Museu do Zebu em 1984. Foto: Acervo MZ.
A Museu do Zebu Edílson Lamartine Mendes, pessoa jurídica de direito privado, tem como mantenedora a Associação Brasileira de Criadores de Zebu - ABCZ. A organização dessa instituição se iniciou em 19 de dezembro de 1983, através da assinatura de um convênio entre a ABCZ com as então, Faculdades Integradas de Uberaba - FIUBE, hoje Universidade de Uberaba - UNIUBE; Faculdade de Agronomia e Zootecnia de Uberaba, hoje Faculdades Associadas de Uberaba - FAZU e a Fundação Cultural de Uberaba - FCU. Em 1884, durante a 50ª Expozebu, o Museu do Zebu foi aberto ao público no dia 2 de maio com o lançamento de sua primeira mostra. O nome escolhido para a instituição, "Edílson Lamartine Mendes", foi uma maneira de homenagear esse importante criador e ex-presidente daquela que seria a antecessora da ABCZ - a antiga Sociedade Rural do Triangulo Mineiro. Nos seus primeiros tempos de existência, o Museu do Zebu era apenas um departamento da ABCZ. Durante a década de 1990, na busca pela ampliação de sua atuação e o compromisso sócioeducacional, a instituição passou a ser uma Fundação. Ao longo dessa trajetória, o órgão tem buscado direções que privilegiem o conhecimento, a seleção, a pesquisa e a apresentação de mostras relacionadas a um universo de fontes que abranjam diferentes linguagens, que vão desde os bens culturais intangíveis e tangíveis ao mundo variado da história e das artes, como a música, o teatro, as danças típicas, as tradições locais, o artesanato, a culinária e diversos outros saberes. Além de fotografias, livros, diários, revistas, jornais, filmes históricos, gravações de depoimentos e uma vasta gama de peças e obras dotadas de singulares valores históricos e artísticos.
Ao abordar o desenvolvimento da zebuinocultura pelo Brasil e o mundo, o acervo museológico do Museu do Zebu é considerado atualmente um dos mais completos em relação ao tema. E para dar continuidade à aquisição, divulgação e conservação da memória do zebu e todo o universo cultural que o delineia, a instituição busca constantemente promover ações, estudos e pesquisas que tem como propósito aumentar, melhorar e ampliar o estudo e a divulgação do universo cultural pertencente ao desenvolvimento da agropecuária e demais áreas afins. O Centro de Referência da Zebuinocultura e o Museu Virtual do Zebu são dois dos importantes mecanismos desenvolvidos pela ABCZ para que tais propósitos sejam alcançados com ênfase e excelência.
A sede da Fundação Museu do Zebu Edílson Lamartine Mendes está localizada dentro do Parque Fernando Costa, de frente à sede nacional da ABCZ. Sua área total é de 980 m², abrangendo pátios, capela ecumênica e jardins. O espaço físico conta com salas de exposições de mostras, de reuniões e de pesquisas, um auditório multiuso, biblioteca, reserva técnica para manutenção e preservação do acervo, além de um moderno estúdio de TV que registra entrevistas com aqueles que contribuíram para a constituição do legado da zebuinocultura. No estúdio, também são gravados programas televisivos de atividades educativas, culturais, científicas e de abordagens do mercado e da cadeia produtiva do segmento pecuário. Essas produções são exibidas através do ABCZ TV e do Museu do Zebu na internet e em redes de televisão parceiras da ABCZ em todo país.
Assista abaixo um vídeo produzido pela Champion Saúde Animal sobre a História do Zebu e o trabalho desenvolvido pelo Museu do Zebu.
CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU