Objetivos
- Desenvolver os conceitos da interação da informática com o meio físico (Robótica), desenvolvendo a criatividade e conceitos fundamentais de física (mecânica, elétrica, termologia), informática e eletrônica.
- Desenvolver conceitos práticos da Física.
- Desenvolver conceitos de eletrônica básica.
- Desenvolver conceitos informática e programação para automação em linguagem C.
- Construir protótipos de automação utilizando modelos e recursos opensource.
- Desenvolver a criatividade na elaboração de modelos de automação.
Justificativa: A utilização da informática nos processos de automação permite a percepção dos educandos uma nova visão conectiva do mundo real. Permite aos alunos um aprendizado em um ambiente lúdico, de construção e desenvolvimento de modelos evoluindo suas varias inteligências (Garden
) motora, lógica, espacial, comunicação e criatividade. O projeto
Opensource de Banzi na Itália tem com objetivo tornar um ambiente de aprendizado para projetos de automação de baixo custo e alto desempenho bem como gerou uma oportunidade de desenvolver e capacitar os alunos abrindo as portas do conhecimento da automação para os alunos do ensino fundamental, médio e superior. A construção de protótipos e a combinação de vários componentes físicos (eletrônicos) permitem a utilização da ludicidade como despertar para o mundo da tecnologia, utilizando conceitos de desenvolvimento de projetos, lógica e linguagem de programação e de eletrônica, intuitivamente sem se preocupar com as teorias complexas, mas em conceitos simples e objetivos. Permitiu também construir protótipos (soma de vários subprojetos apresentados) que interagem com o mundo real (espaço, tempo, temperatura, movimento, conexões elétricas, etc.) Utilizando computadores com os kits opensource e alguns componentes eletrônicos básicos, os alunos estarão desenvolvendo suas habilidades. As aulas serão realizadas em ambiente de laboratório, integrando computadores, placa de microprocessador ATMEGA, software de controle, comandos em linguagem C++ e componentes eletrônicos (leds, resistores, reles, servomotor, etc.).
Resultados a serem alcançados Os alunos irão desenvolver suas habilidades na construção de projetos de automação que interagem com o meio físico, utilizando a prototipagem em seus projetos. Terão uma clara visão da profissão de Tecnologia da Informação preparando-os para que sigam suas carreiras profissionais sabendo exatamente o perfil e atividades que serão desenvolvidas na sua futura opção carreira profissional. Utilizaram dos conceitos da física clássica na elaboração dos resultados dos protótipos. Fazendo uma conexão entre a teoria e a prática. Terão uma vivencia com a lógica booleana que permitirá uma clareza no desenvolvimento de processo.
Carga Horária 16 horas-aula total, em 4 semanas (aos sábados das 08:00 às 11:20h).