Desenvolvimento de Robótica Opensource Voltar

Você está em: Educação » FAZU » Cursos de Extensão Publicado em 03/11/2014 às 14:51:43 - atualizado em 20/02/2015 às 08:46:07

Robótica Opensource é na FAZU: mais inovação tecnológica para acompanhar o futuro. Fonte: Pronatec/MEC, 2014.

Objetivos

  • Desenvolver os conceitos da interação da informática com o meio físico (Robótica), desenvolvendo a criatividade e conceitos fundamentais de física (mecânica, elétrica, termologia), informática e eletrônica.
  • Desenvolver conceitos práticos da Física.
  • Desenvolver conceitos de eletrônica básica.
  • Desenvolver conceitos informática e programação para automação em linguagem C.
  • Construir protótipos de automação utilizando modelos e recursos opensource.
  • Desenvolver a criatividade na elaboração de modelos de automação.

Justificativa:

A utilização da informática nos processos de automação permite a percepção dos educandos uma nova visão conectiva do mundo real. Permite aos alunos um aprendizado em um ambiente lúdico, de construção e desenvolvimento de modelos evoluindo suas varias inteligências (Garden) motora, lógica, espacial, comunicação e criatividade.

O projeto Opensource de Banzi na Itália tem com objetivo tornar um ambiente de aprendizado para projetos de automação de baixo custo e alto desempenho bem como gerou uma oportunidade de desenvolver e capacitar os alunos abrindo as portas do conhecimento da automação para os alunos do ensino fundamental, médio e superior.

A construção de protótipos e a combinação de vários componentes físicos (eletrônicos) permitem a utilização da ludicidade como despertar para o mundo da tecnologia, utilizando conceitos de desenvolvimento de projetos, lógica e linguagem de programação e de eletrônica, intuitivamente sem se preocupar com as teorias complexas, mas em conceitos simples e objetivos. Permitiu também construir protótipos (soma de vários subprojetos apresentados) que interagem com o mundo real (espaço, tempo, temperatura, movimento, conexões elétricas, etc.)

Utilizando computadores com os kits opensource e alguns componentes eletrônicos básicos, os alunos estarão desenvolvendo suas habilidades. As aulas serão realizadas em ambiente de laboratório, integrando computadores, placa de microprocessador ATMEGA, software de controle, comandos em linguagem C++ e componentes eletrônicos (leds, resistores, reles, servomotor, etc.).

Resultados a serem alcançados

Os alunos irão desenvolver suas habilidades na construção de projetos de automação que interagem com o meio físico, utilizando a prototipagem em seus projetos. Terão uma clara visão da profissão de Tecnologia da Informação preparando-os para que sigam suas carreiras profissionais sabendo exatamente o perfil e atividades que serão desenvolvidas na sua futura opção carreira profissional. Utilizaram dos conceitos da física clássica na elaboração dos resultados dos protótipos. Fazendo uma conexão entre a teoria e a prática. Terão uma vivencia com a lógica booleana que permitirá uma clareza no desenvolvimento de processo.

Carga Horária

16 horas-aula total, em 4 semanas (aos sábados das 08:00 às 11:20h).


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