Ações Educativas (IBRAM)
Voltar
Você está em:
Memórias do Zebu » Museu do Zebu » O IBRAM
Publicado em 20/04/2015 às 15:06:40

A ABCZ, através das ações educativas promovidas pelo Museu do Zebu, sente-se responsável pela valorização, execução e difusão dos saberes como um meio de promover a integração da comunidade junto ao papel que desempenha diante de suas atribuições legais. Sustentabilidade, Patrimônio, Memória, História e Ciências Agrárias, além de outros, são temas que devem ser trabalhados para que tal fim se proceda. É por esse e outros objetivos que o Museu está inscrito no IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) e, periodicamente, busca participar das principais ações realizadas por ele e diversas instituições educacionais, além dos demais seguimentos culturais similares.
Em 2011, o órgão lançou as bases para a construção de um Programa Nacional de Educação Museal (PNEM), que se pretende democrático e pautado na diversidade. Por meio da apresentação pública da Carta de Petrópolis, o IBRAM deu os primeiros passos em direção à construção de um Programa voltado especialmente para a Educação Museal. Espera-se incentivar a discussão em todo território nacional para a construção do Programa, que tem como objetivo subsidiar a atuação profissional dos educadores, fortalecer o campo profissional e garantir condições mínimas para a realização das práticas educacionais nos museus e processos museais.
O PNEM será construído em alinhamento com marcos estruturantes e legais dos campos cultural e museal brasileiro como a Política Nacional de Museus, o Plano Nacional de Cultura (PNC), o Plano Nacional Setorial de Museus e o Estatuto de Museus - Lei 11.904/2009. A ideia é que os interessados na construção do PNEM possam democraticamente e de maneira colaborativa formular as diretrizes que deverão pautar o Programa, bem como a atuação profissional nos museus no que diz respeito à educação.
Entre as principais proposições do Programa, que são muitas, estão:
- Explicitar as concepções de Museu, Museologia e Educação adotadas no desenvolvimento das ações educacionais, contextualizando os métodos e técnicas, levando em consideração as especificidades de cada museu, bem como o perfil e os anseios de seus públicos;
- Fomentar ações educativas, a partir do conceito de patrimônio integral, voltadas para a promoção da cidadania e ação social;
- Assegurar que os museus e espaços de memória sejam importantes ferramentas de educação, e que por meio de ações transversais colaborem para o desenvolvimento cultural, social e econômico, regional e local;
Caso você e sua instituição de educação queira conhecer ou participar das principais ações realizadas pelo Museu do Zebu (vinculadas ao IBRAM/PNEM), solicite nossa ajuda. Ou, se preferir, saiba mais sobre esse e outros projetos similares oferecidos pela instituição. Acesse e conheça:
- Primavera dos Museus
- PNEM - Plano Nacional de Educação Museal
- Projetos Educativos - Museu do Zebu/ABCZ
Ou, se preferir, entre em contato conosco (museudozebu@abcz.org.br) para saber como participar de todas essas ações com o apoio e suporte oferecido diretamente por nós.
CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU