O Museu do Zebu e o IBRAM
Voltar
Você está em:
Memórias do Zebu » Museu do Zebu » O IBRAM
Publicado em 10/02/2015 às 09:43:49

O Museu do Zebu está cadastrado no IBRAM desde a criação deste em 2009.
O Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) foi criado oficialmente em janeiro de 2009, com a assinatura da Lei nº 11.906. A nova autarquia vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) sucedeu o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) nos direitos, deveres e obrigações relacionados aos museus federais. Estava dado um passo importante e extremamente necessário na modernização da Museologia no Brasil. O órgão é responsável pela Política Nacional de Museus (PNM) e pela melhoria dos serviços do setor - aumento de visitação e arrecadação dos museus, fomento de políticas de aquisição e preservação de acervos e criação de ações integradas entre os museus brasileiros. Também é responsável pela administração direta de 30 museus. Além de acompanhar e participar periodicamente de diversas ações oferecidas pelo mesmo, o Museu do Zebu está vinculado ao IBRAM através do Cadastro Nacional de Museus. O CNM é uma fonte ampla e atualizada de informações sobre museus. Formado por uma série de pesquisas periódicas, possui entre seus objetivos o aprofundamento do conhecimento sobre o campo museal. Segundo o IBRAM, nestes oito anos de operação foram mapeadas mais de 3,4 mil instituições museológicas em todo o país. Seus dados vêm sendo utilizados para o aprimoramento de políticas públicas voltadas ao setor museal, sobretudo após a estruturação de duas publicações: o Guia dos Museus Brasileiros e Museus em Números (Vol. I e Vol. II). Esta última constitui o primeiro estudo estatístico de âmbito federativo, com recortes de análise nacional e estadual sobre museus. Igualmente tem sido a principal fonte de informação e auxílio à divulgação das instituições museológicas brasileiras em nível internacional. Seus dados embasam pesquisas acadêmicas, periódicos internacionais e organismos multilaterais relacionados ao setor museal, como o Programa Ibermuseus. Por acreditar que a parceria é fundamental para o desenvolvimento e a divulgação das ações conjuntas com vários outros seguimentos relacionados à museologia, ao patrimônio histórico, à cultura e à educação, o Museu do Zebu reserva-se no dever de acompanhar, participar e manter-se atualizado com relação às determinações e aos programas de aopio oferecidos pelo órgão em questão.Acesse aqui as ações do Museu do Zebu com o IBRAM Conheça mais sobre o IBRAM em: Ações e ProgramasContatosLegislação e NormasFomento e FinanciamentoGuia dos Museus

O Ibram também desenvolve ideias comprometidas com a sustentabilidade. Fonte: Ibram, 2015.
Aqui, reservamos o espaço para destacar a principais ações oferecidas e desenvolvidas pelo IBRAM, atualizadas e publicadas recentemente, junto aos museus e demais interessados:
- Museus e a dimensão econômica: da cadeia produtiva à gestão sustentável é uma publicação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Lançada em 2014. A publicação, que integra a coleção Museu, economia e sustentabilidade, apresenta os resultados do primeiro estudo sistêmico da cadeia produtiva dos museus brasileiros e está disponível gratuitamente para consulta e download.
- Também está disponível online o livro Encontros com o Futuro: Prospecções do Campo Museal Brasileiro no Início do Século XXI, lançado, em sua edição impressa, durante o 6º Fórum Nacional de Museus, realizado em Belém (PA), em novembro de 2014.
- Desenvolvido pelo Ibram, em parceria com o Ministério do Turismo, Museu e Turismo, em edição revisada, permite a identificação de possibilidades de diálogo e inovação nos dois campos e traz ainda dicas sobre como as áreas de museus e do turismo podem funcionar em apoio mútuo. Acesse todas as publicações já editadas pelo Ibram.
Obtenha, a seguir, uma cópia de arquivo que demonstra a participação do Museu do Zebu no Programa de Financiamento e Fomento (Premiação Pontos de Cultura, por exemplo) oferecido pela instituição aos setores que trabalham e executam ações voltadas para a Educação Museal junto à coletividade:
CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU