Subprodutos do Boi
Voltar
Você está em:
Memórias do Zebu » Programas e Mostras » Zebu na Escola » Projetos Educativos
Publicado em 26/02/2015 às 14:41:49

Subprodutos do boi. Fonte: Embrapa (2014)
A importância dos zebuínos vai além da sua capacidade de adaptação ao clima tropical que tanto impressionou os pioneiros que viam naquele gado de corcova nas costas o quanto respondia bem a poucos cuidados (link próprio disposto no CRZ). Vai além das suas características produtivas sustentáveis. De deter o maior rebanho comercial do mundo (link próprio disposto no CRZ). De corresponder a mais de 80% do rebanho bovino brasileiro disponível para atender a demanda humana (link próprio disposto no CRZ). Dos impactos econômicos e influência no mercado (link próprio disposto no CRZ). Da rica contribuição na história do Brasil (link próprio disposto no CRZ). Da possibilidade de promoção de pesquisa e interface com os vários públicos de interesse. (link próprio disposto no CRZ). Das inúmeras referências sobre a pecuária zebuína e seus desdobramentos na memória e na história perante as adversidades enfrentadas nos mundos da produção e do abastecimento (link próprio disposto no CRZ). Rebanho Bovino Brasileiro "Com aproximadamente 209 milhões de bovinos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem o maior rebanho comercial do mundo.
Cerca de 80% do rebanho é composto por animais de raças zebuínas (Bos indicus), que são animais de comprovada rusticidade e adaptação ao ambiente predominante no Brasil. Dentre estas raças, podemos destacar o Nelore, com 90% desta parcela.
O Zebuíno é um animal extremamente adaptado às condições brasileiras, tanto ao ambiente quanto ao sistema de produção. A criação destes animais é predominantemente a pasto, com suplementação mineral. O uso de suplementação protéico/energética estratégica, de consumo reduzido, vem aumentando a cada dia, suprindo a carência de nutrientes nos pastos durante o período "seco" do ano.
Representando a maioria dos bovinos para corte no Brasil, os zebuínos podem ser encontrados por toda extensão do território." Fonte: http://www.abiec.com.br/3_rebanho.asp Do boi se aproveita tudo, inclusive o berro. Em relação à carne são mais de 90 cortes possíveis para o consumo humano. A abordagem agora são os subprodutos do boi, uma vez que o aproveitamento do mesmo não se restringe ao consumo do leite e da carne. "O Equivalente Scot Carcaça indica a receita obtida pelo frigorífico com a venda de carne com osso, couro, sebo e todos os miúdos, derivados e subprodutos bovinos. Representa o faturamento do frigorífico de mercado interno que não comercializa carne desossada." Fonte: http://www.bing.com Subprodutos do boi "Engana-se quem pensa que do boi não se aproveita o berro. O som emitido pelo bovino também é utilizado em gravações musicais para filmes, novelas e para animar festas de peão Brasil afora. São 49 segmentos industriais que dependem dos subprodutos bovinos. Os subprodutos do gado são classificados em não comestíveis e comestíveis. Determinados produtos, dependendo da preparação, podem ser enquadrados em ambas as categorias." Conheça mais acessando: http://ccw.sct.embrapa.br/?pg=bloguinho_default&codigo=37
CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU