Agroecologia Voltar

Você está em: Sustentabilidade » Manejo Sustentável no Brasil » Agroecologia Publicado em 16/03/2015 às 11:16:42

Existem várias conceituações para a agroecologia. Entre elas, destacamos que a agroecologia pode ser entendida como o manejo ecológico dos recursos naturais, através de formas de ação social coletiva, com propostas de desenvolvimento participativo, desde as formas de produção até a circulação alternativa de seus produtos, estabelecendo relações entre produção e consumo capazes de encarar a crise ecológica e social. A agroecologia deve ser compreendida em uma dimensão integral onde as variáveis sociais ocupam um papel muito relevante. As relações estabelecidas entre os seres humanos e as instituições que as regulam constituem na peça chave dos sistemas agrários, que dependem do homem para sua manutenção, respeitando ainda os sistemas de conhecimento local e tradicional, onde reside o potencial endógeno que garante a dinamização da biodiversidade ecológica e sociocultural.


Agroecologia. Fonte: Observatório Ambiental

A agroecologia surgiu como uma alternativa para enfrentar os problemas gerados pelo modelo de agricultura convencional industrial estabelecido com a revolução verde, especialmente os monocultivos agrícolas, responsáveis pela diminuição da biodiversidade dos sistemas naturais. De modo mais simples, a agroecologia pode ser definida como a aplicação dos princípios ecológicos para o entendimento e desenvolvimento de agroecossistemas sustentáveis.

 

É uma concepção recente de agricultura, e que a partir dos anos 90 passa a integrar muito mais dos conceitos sociais, econômicos e políticos em sua análise incorporando também a antropologia nas propostas de desenvolvimento rural. A agroecologia trabalha com a interação positiva entre as comunidades rurais e as disciplinas provenientes tanto das ciências naturais como das sociais: ecología, antropologia, sociologia, agronomia, geografia, etc.

 

Desde a sua origem a agroecologia apresenta uma forte e séria crítica ao modelo político e de desenvolvimento atual, mas, também mostra que a conservação e a reprodução dos sistemas agrários estão fortemente relacionados com o tipo de sociedade e que as relações no seu interior se estabelecem entre os distintos grupos sociais. Além disso, a agroecologia recupera a compreensão holística do meio rural, descartada pela ciência e ainda bastante importante entre as populações tradicionais, para entrar nos complexos entremeados da diversidade na busca da compreensão dos saberes, desejos e necessidades das populações locais e tradicionais.

 

Finalmente, segundo o Marco Referencial em Agroecologia da Embrapa, publicado em 2006, a agroecologia é definida como um campo de conhecimento transdisciplinar que contem os princípios teóricos e metodológicos básicos para possibilitar o desenho e o manejo de agroecossistemas sustentáveis e, além disso, contribuir para a conservação da agrobiodiversidade e da biodiversidade em geral, assim como dos demais recursos naturais e meios de vida.

Saiba mais acessando : ( Grupo de Agricultura Orgânica e Agroecologia)

Transição Agroecológica - acesse aqui

Fonte: Grupo de Agricultura Orgânica e Agroecologia- EMBRAPA

 

 

 

CONEXÃO CIÊNCIA - 04.06.13: Produzir de forma sustentável, com planejamento e respeito às condições locais são alguns dos princípios da agroecologia, uma proposta alternativa da agricultura tradicional. O grande desafio dos agricultores ecológicos é ampliar a oferta e o consumo dos produtos orgânicos, e, sobre o assunto, o Conexão Ciência conversa com o coordenador de agroecologia do Ministério da Agricultura, Rogério Dias.

Fonte: Embrapa

 

Sobre as diretrizes da Agroecologia, veja o vídeo produzido pela Embrapa!!!


CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU

Fone: +55 (34) 3319-3900

Pça Vicentino R. Cunha 110

Parque Fernando Costa

CEP: 38022-330

Uberaba - MG


©2015-2025 - Associação Brasileira dos Criadores de Zebu - Todos os direitos reservados