Aliança da terra Voltar

Você está em: Sustentabilidade » Casos de Sucesso Publicado em 01/04/2015 às 08:54:07
Aliança da terra - Logo oficial.

História


A Aliança da Terra foi fundada em 2004 por John Cain Carter. Texano, filho de agricultores americanos, sempre foi um apaixonado pelo agronegócio e pelo meio ambiente. Em 1997, depois de formado em geologia e com pós-graduação em administração rural, pela Universidade do Texas, em vez de voar de volta para casa e tocar as fazendas da família, Carter se casou com uma brasileira, pilotou seu avião e desceu em uma fazenda na região de São Felix do Araguaia, em Mato Grosso.

Foi como piloto e pecuarista em Mato Grosso que John Carter assistiu de perto o rápido avanço da fronteira agrícola. Com o intuito de conservar a vegetação nativa e apoiar os donos da terra a fazer uma correta gestão dos recursos naturais, Carter contou com a ajuda de Daniel Nepstad, cientista especializado em florestas tropicais, e Ocimar Villela, zootecnista, gestor de um grupo ligado ao agronegócio, para criar a Aliança da Terra.

Essa organização é estruturada como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP e já disseminou sua missão para mais de 700 propriedades rurais no Brasil. Já foi objeto de reportagens no Globo Rural, na BBC, a estatal britânica de rádio e televisão, em revistas como a The Economist e Dinheiro Rural, e jornais como o The New York Times.

Fonte do texto: Aliança da Terra

Acesse o site da Aliança da Terra e saiba mais do trabalho deste grupo!

Parceria entre Aliança da Terra e ABCZ. Leia a reportagem:

 

Pró-Genética viabiliza melhoramento genético no MT
* Por Márcia Benevenuto

Fonte: ABCZ

Touros registrados levam genética e esperança para produtores matogrossenses

 

Pelo segundo ano consecutivo o município de Novo Santo Antônio (MT) sediou uma feira de Touros do Pró Genética. O evento foi realizado às margens do Rio das Mortes, no dia 06 de setembro, na Chácara Reiner, com o apoio de parceiros como a FAMATO, Aliança da Terra, Associação dos Pequenos Produtores Agrícolas de Santo Antônio do Rio das Mortes (APEPASA) e outras entidades de atuação local.

 

Foram comercializados 30 touros melhoradores, sendo 28 animais Nelore e 2 Gir. "O perfil das propriedades pecuárias do Mato Grosso é determinado por uma maioria de unidades extensivas. Esse tipo de feira contribui para que os produtores rurais de menor porte possam incrementar a atividade com genética melhoradora e se estabelecer no mercado com produtos mais competitivo", explica o gerente do Pró-Genética da ABCZ, Lauro Fraga Almeida.


O prefeito de Novo Santo Antônio, Eduardo Penno, considera o Programa muito importante para o futuro da região. "Através do Pró-Genética o setor dá um primeiro passo para melhorar o rebanho e começar a valorizar e remunerar o pequeno produtor" afirmou. O diretor geral da Aliança da Terra, Marcos Reis, ressaltou a oportunidade levada até os pequenos produtores, "Estamos construindo uma nova região que deixa de ser conhecida como o Vale dos Esquecidos e passará a ser o Vale da Esperança", conclui.


No dia 13 de setembro o cronograma do Pro-Genética foi cumprido no município de Confresa, onde foram vendidos mais 15 reprodutores. "Essas duas feiras venderam 45 touros para 26 produtores rurais dos municípios de Novo Santo Antonio, Serra Nova Dourada, Confresa e Porto Alegre do Norte. Com este convênio firmado recentemente junto a ABCZ, estamos expandindo nossas ações que objetivam democratizar a genética melhoradora para os produtores rurais e transferir, além de tecnologia, também conhecimento. Esse pacote com certeza eleva a qualidade de vida das famílias rurais que trabalham com bovinocultura", afirmou o vice-presidente da FAMATO (Região I), Arnaldo de Campos.

 

Seminários
Nos dias que antecedem as Feiras de Touros Pró Genética, é sempre realizado um seminário sobre temas relacionados à pecuária. Os palestrantes abordam questões sobre o melhoramento genético, manejo, bem estar animal, sanidade, pastagens, sustentabilidade da pecuária e gestão.

Assista os depoimentos dos produtores:


CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU

Fone: +55 (34) 3319-3900

Pça Vicentino R. Cunha 110

Parque Fernando Costa

CEP: 38022-330

Uberaba - MG


©2015-2025 - Associação Brasileira dos Criadores de Zebu - Todos os direitos reservados