Pecuária na Amazônia
Voltar
Você está em:
Sustentabilidade » Casos de Sucesso
Publicado em 01/04/2015 às 09:15:55
A Amazônia Legal ocupa cerca 59% do território nacional e abrange três das cinco divisões regionais do país (Norte, Nordeste e Centro-Oeste). Representa 67% das florestas tropicais do mundo. Um terço das árvores e 20% de toda água doce de todo planeta estão nesta região. É de responsabilidade da humanidade, especialmente do governo e da sociedade brasileira cuidar deste patrimônio.
Diante de desafios diversos, o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) lançou o vídeo "Pecuária intensiva: novo paradigma para a ocupação na Amazônia" para divulgar estudos e práticas que podem ser adotadas por criadores de gado na região. Segundo o Dr. Marcelo Stabile, pesquisador do IPAM, este trabalho tem a intenção de provocar a reação das pessoas sobre as alternativas de produção pecuária para o bioma.
A proposta apresenta diversos benefícios econômicos e ambientais para a adoção de práticas sustentáveis de desenvolvimento da pecuária na Amazônia, tendo em vista o aumento de produtividade, sem desmatar novas áreas e ainda preservar e recuperar as ocupadas.
Assista!
Sobre o assunto você poderá saber mais no livro "Pecuária na Amazônia: tendências e implicações para a conservação", com o link para o download abaixo. Apesar de ter sido publicada alguns anos atrás, a obra traz problemáticas ainda atuais ao analisar os fatores que motivaram o rápido crescimento da pecuária na Amazônia nas últimas décadas, os cenários futuros e propõe políticas de desenvolvimentos sustentável que possam conciliar a conservação ambiental e a biodiversidade dos biomas amazônicos no Brasil.
Fonte: Arima, E., Barreto, P., & Brito, M. 2005. Pecuária na Amazônia: tendências e implicações para a conservação (p. 76). Belém: Imazon.
CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU