Breve história do Parque Fernando Costa de Uberaba/MG Voltar

Você está em: Memórias do Zebu » Museu do Zebu » Histórias & Estórias Publicado em 20/04/2015 às 11:13:45

Diretoria que transformou a Sociedade Rural do Triângulo Mineiro - SRTM em Associação Brasileira dos Criadores de Zebu - ABCZ no ano de 1968. Acervo: Museu do Zebu.

Em 1934 foi fundada em Uberaba/MG da SRTM - Sociedade Rural do Triângulo Mineiro, tendo o seu primeiro presidente o ex-deputado Federal Fidélis Reis. O Herd Book Zebu, antiga forma de registrar a genealogia do Zebu desde 1919 foi suprido pelo Serviço do Registro Genealógico das raças indianas e passou a ser coordenado por essa entidade.

Em janeiro de 1935, a primeira diretoria da SRTM elaborou um projeto para a criação de uma fazenda de seleção de raças indianas em Uberaba. Nos bastidores, para que tal projeto calhasse, a proposta foi levada à mesa de negociações de Odilon Braga - Ministro da Agricultura e Landulfo Alves - Diretor do Departamento Nacional da Produção Animal. Logo em 1936, o governo federal aprovou a fundação da Fazenda Experimental de Criação. O local definido era onde funcionava o aprendizado Agrícola Borges Sampaio.

Em 1937, as obras da edificação da Fazenda Experimental tiveram início sob a administração de Jorge Crouzeilles de Abreu. No mês de junho de 1935, foi inaugurado o recinto para realização de exposições de gado organizado pela SRTM na Rua São Sebastião, nessa mesma localidade funcionou sua sede administrativa. Os projetos do pórtico e edifícios que compuseram este ambiente foram elaborados pelo engenheiro Abel Reis. Um dos aspectos mais significativos deste período ocorreu em 1938, quando foi concedida a chancela pelo Ministério da Agricultura para que a SRTM se tornasse a entidade oficial responsável pelo registro genealógico das raças zebuínas de origem indiana no Brasil.

O ano de 1941 foi em especial, um marco para Uberaba no Triângulo Mineiro. No mês de maio, expressivas inaugurações ocorreram em ambientes festivos na região com a presença do presidente da República Getúlio Vargas e uma vasta comitiva. Estavam sendo criados: o Parque de Exposições Fernando Costa com a Primeira Exposição Nacional Agropecuária do Brasil Central; a Fazenda Experimental de Criação Getúlio Vargas - ambas as conquistas articuladas pela SRTM junto aos líderes do Estado Novo. Na época, tanto o Parque Fernando Costa, quanto a Fazenda Experimental de Criação Getúlio Vargas (atual regional da EPAMIG - Empresa de Pesquisas Agropecuárias de Minas Gerais) seriam administradas pelo Ministério da Agricultura.

O Parque teve sua localidade escolhida no bairro São Benedito, nas proximidades do prado de corrida do Jockey Clube e da estação Oeste de Minas. A prefeitura doou o terreno de 150.000 m² e o governo investiu mais de mil contos de reis. Em 1968 a SRTM se transformou em ABCZ - Associação Brasileira dos Criadores de Zebu. Em 1977 o governo Federal autorizou a doação do Parque Fernando Costa à ABCZ, logo no ano seguinte foi construída a sede oficial desta entidade em suas dependências. Ao longo desses anos, o espaço passou por inúmeras intervenções, surgindo novas edificações para atender as necessidades do setor do agronegócio e para promoções de diversos eventos, mantendo-se como sede administrativa da ABCZ.



CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU

Fone: +55 (34) 3319-3900

Pça Vicentino R. Cunha 110

Parque Fernando Costa

CEP: 38022-330

Uberaba - MG


©2015-2025 - Associação Brasileira dos Criadores de Zebu - Todos os direitos reservados