Discursos Políticos sobre o protagonismo do Zebu no Triângulo Mineiro Voltar

Você está em: Memórias do Zebu » Museu do Zebu » Histórias & Estórias Publicado em 15/06/2015 às 16:49:42 - atualizado em 15/06/2015 às 16:51:19

Getúlio Vargas durante churrasco oferecido na Fazenda Experimental em Uberaba (Antiga Fazenda Modelo, atual EPAMIG), década de 1950. Arquivo: MZ.

Presidente Getúlio Vargas escreve carta aos pecuaristas e ao povo de Uberaba

Em campanha eleitoral, Vargas discursa em Uberaba na Praça Rui Barbosa. Como criador de gado, o gaúcho concentra promessas na maior vocação da cidade - a pecuária zebuína. Leia, a seguir, parte do texto oficial:

"(...) Daqui do grande centro de criação que deu ao Brasil o seu único tipo nacional de bovino, devo falar aos criadores do Brasil Central, e quero que saibam que lhes vou dizer as coisas na linguagem simples de companheiro. Porque também sou, no meu registro de profissão, um criador de gado, de gado tenho tratado desde o tempo da juventude e, se preciso for, direi que por três ou quatro gerações cuidamos, na minha família, da pecuária. Assim, esta nossa conversa será no jeito e estilo daquelas que os fazendeiros costumam fazer de pé, junto à porteira do curral". (...) Lutando contra acatadas opiniões que combatiam a introdução e a criação de gado zebu no Brasil, os fazendeiros do Triângulo Mineiro, galvanizados pelas próprias convicções e apoiados exclusivamente no seu trabalho e nos próprios recursos, mobilizados destemerosamente, arrostaram todos os percalços da tremenda luta que se feriu e que, afinal, lhes conferiu inconteste vitória. De então pra cá, o Brasil Central passou a ter expressão econômica. Graças a um pugilo de pioneiros, à sua decisão e tenacidade, o zebu começou a povoar os campos e cerrados desta região do país, transformando-a de uma vasta solidão inaproveitada, que era então, no grande reduto econômico e francamente ativo da atualidade. Aí então, para atestar essa metamorfose, as esplêndidas cidades de hoje, que vieram substituir os velhos e arruinados arraiais dos antigos tempos. E Uberaba passou a exercer o magnífico papel de centro irradiador do novo sangue bovino, que determinaria, em breve, o levantamento racial da maior parcela do rebanho nacional.

Fonte: Discurso proferido em campanha eleitoral de 1950, destacando como uma das metas prioritárias de seu Governo a ampliação da atividade pecuarista. (Arquivos CPDOC/FGV p.86 e 94)



Dr. Fidélis Reis, Deputado Federal e Presidente da SRTM. Acervo: MZ.

80 anos depois, o sonho supera o possível e o impossível

 

Orientação, trabalho, união e solidariedade foram os desafios evocados para garantir um futuro melhor para a agropecuária no Brasil e no mundo. Essa era a síntese das palavras proferidas Fidélis Reis, primeiro presidente da SRTM - Sociedade Rural do Triângulo Mineiro no ato da inauguração da entidade em 18 de junho de 1934.

 

(...) A data de hoje ficará brilhantemente assinalada nos anales uberabenses a se marcar, como esperamos, a etapa decisiva do movimento associativo das classes rurais do Triângulo. Vamos organizar-nos para agir. E assim seremos invencíveis, pois pela natureza dos fins a que nos propomos, pelos objetivos construtores a que nos vamos consagrar. Do contrário sem nenhuma orientação coordenadora e uniforme, dispersos continuarão, como até aqui, os nossos esforços, que acabarão anulando-se e perdendo-se inutilmente, em detrimento do espírito de união e de solidariedade, que tanto precisamos estimular e desenvolver entre as classes produtoras. Tenho a impressão de que vamos hoje lançar as bases de uma associação duradoura, fadada a todos os trunfos, porque visando os interesses da terra e do trabalho, que hoje e sempre, em meio de todos os desacertos e desvarios, constituirão as colunas mestras do progresso e do engrandecimento das 'Nações'. (...) Os produtores, os lavradores, os criadores de Uberaba, sentiram a necessidade de agremiarem-se numa sociedade, que lhes defenda e lhe propugne eficientemente os interesses. (...) A sociedade que vai surgir desta assembléia, como indica o próprio nome, não terá um caráter local, abrangerá todo o Triângulo Mineiro, que nela se integrará pelas suas figuras mais prestigiosas e representativas em todos os setores, em todos os municípios da região. Era, aliás, mais do que tempo para a iniciativa que ora resolutamente tomamos com a criação da Sociedade Rural do Triângulo Mineiro. Nem se invoque, para desanimar-nos, o insucesso do Herd-Book Zebu. Causas várias e que não vêm apelo referir, teriam para isso concorrido. (...) Mas a vida é isso mesmo. Uma tentativa que se frustra, é muitas vezes, pelas lições e ensinamentos que encerra, o ponto de partida para as que hão de surgir vitoriosas."

 

Trechos extraídos do discurso feito pelo Presidente Fidélis Reis em 18 de junho de 1934 em ocasião da fundação da Sociedade Rural do Triângulo Mineiro em Uberaba. Acervo: ABCZ/MZ.

 

 


CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU

Fone: +55 (34) 3319-3900

Pça Vicentino R. Cunha 110

Parque Fernando Costa

CEP: 38022-330

Uberaba - MG


©2015-2025 - Associação Brasileira dos Criadores de Zebu - Todos os direitos reservados