Uma Breve Apresentação sobre as Importações (3ª Fase) Voltar

Você está em: Memórias do Zebu » Importações de Zebu para o Brasil » Terceira Fase (1898 - 1921) Publicado em 30/06/2015 às 14:53:22
Convés do navio durante importação de animais zebuínos no início do século XX, fase em que a 1ª Guerra Mundial estava em curso no exterior. Fonte: MZ.

No final do século XIX, momento em que a Índia enfrentava sérias ebulições culturais em relação à dominação britânica, alguns importadores aventuraram-se por glebas intercontinentais para usufruir as vantagens apresentadas pelos animais zebuínos. Muitos chegaram a escolher pessoalmente quais deles ajudariam a formar o rebanho brasileiro. Dentre esses pioneiros, um mineiro mereceu destaque por ser o primeiro brasileiro a pisar em solo indiano com essa finalidade específica -Teófilo de Godoy, pecuarista e comerciante da cidade de Araguari. Depois dele, outros tantos partiram rumo ao universo exótico do Oriente dispostos a investir em métodos auspiciosos para a pecuária bovina. É nessa fase, entre os anos de 1898 a 1921, que grandes lotes - alguns com mais de 100 exemplares - desembarcaram no Brasil. A ênfase maior desse período diz respeito à concentração das propriedades importadoras no Triângulo Mineiro, região que se tornaria a maior referência da criação e adaptação da espécie no país.


Linha do Tempo da 3ª Fase das Importações do Zebu para o Brasil. Arquivo: Museu Virtual.

CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU

Fone: +55 (34) 3319-3900

Pça Vicentino R. Cunha 110

Parque Fernando Costa

CEP: 38022-330

Uberaba - MG


©2015-2025 - Associação Brasileira dos Criadores de Zebu - Todos os direitos reservados