Uma Breve Apresentação sobre as Importações (1ª Fase) Voltar

Você está em: Memórias do Zebu » Importações de Zebu para o Brasil » Primeira Fase (1813 - 1870) Publicado em 30/06/2015 às 14:47:22
O Terreiro de Jesus no Centro Histórico de Salvador, em ilustração do final do século XIX. Fonte: salvadorantiga.com, 2015.

O primeiro registro que menciona a chegada do zebu ao Brasil é de 1813, quando um casal de animais vindos da Costa do Malabar foi deixado no Porto de Salvador, na Bahia. O interesse não era apenas econômico - a curiosidade em meio à origem exótica dos animais acompanhava os auspícios "neoliberais" do século, quando o Ocidente "civilizado" parecia redescobrir a cultura "selvagem" dos povos afroasiáticos. Tanto que alguns deles foram levados para os zoológicoseuropeus para serem exibidos, o que na época era um tipo de atração que atingia recordes entre o público. Durante os anos seguintes, cerca de seis décadas aproximadamente, vários exemplares da espécie chegaram ao Brasil vindos da Índia e do Paquistão. Na ocasião, o Guzerá tornou-se predominante no processo introdutório. Outra característica relevante diz respeito à concentração dos desembarques nos litorais baiano e fluminense, com exceção de um caso ocorrido em Pernambuco, excepcionalmente.


Linha do Tempo da 1ª Fase das Importações do Zebu para o Brasil. Arquivo: Museu Virtual.

CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU

Fone: +55 (34) 3319-3900

Pça Vicentino R. Cunha 110

Parque Fernando Costa

CEP: 38022-330

Uberaba - MG


©2015-2025 - Associação Brasileira dos Criadores de Zebu - Todos os direitos reservados