Henrique Hermeto Carneiro Leão (Barão do Paraná)
Voltar
Você está em:
Memórias do Zebu » Importações de Zebu para o Brasil » Segunda Fase (1875 - 1891)
Publicado em 23/06/2015 às 14:14:54
- atualizado em 24/06/2015 às 08:05:21
Henrique Hermeto Carneiro Leão (1847-1916), o Barão do Paraná, era filho de Honório Hermeto Carneiro Leão (1801-1856), o "Marquês do Paraná" e de Maria Henriqueta Neto. Seu pai foi senador e diplomata durante a segunda metade do reinado de Dom Pedro II. O Barão do Paraná fez o curso de Humanidades no Colégio Pedro II e em 1870 formou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Casado com Zeferina Marcondes Carneiro, onde não teve filhos.
Após a morte de sua mãe herdou a fazenda chamada Lordello no município de Sapucaia-RJ, próximo a Porto Novo da Cunha, na região do Vale do Paraíba, importante zona produtora de café naquela conjuntura. Com Dr. Paulo da Fonseca, colaborou na construção do Hospital São Salvador em Além Paraíba/RJ. Em sinal de reconhecimento pelos serviços prestados à nação, o Imperador concedeu-lhe em 1888 o título de Barão do Paraná, o qual fez questão de manter até a sua morte em 1916.
Na obra de André Weiss, Os grandes Reprodutores Indianos no Brasil (1956), o Barão é identificado como alguém interessado nas teorias científicas do século XIX. Em face desse aspecto, converteu suas terras num "verdadeiro campo de experiência" em busca de obter resultados econômicos. Importou um grande número de plantas exóticas, aprimorando técnicas para o plantio e cuidados das mesmas. Os extensos parques e pomares de sua fazenda eram visitados por admiradores e fazendeiros fluminenses.
Entretanto, foi na zootecnia que o Barão do Paraná realizou suas maiores façanhas, como um dos introdutores e primeiros estudiosos de raças importadas de equinos e bovinos no país. Na importação de cavalos, visou à obtenção de animais do tipo militar. Por meio da firma Hangenbeck, importou um casal de zebras, das quais manteve a hibridação com o cavalo. Este trabalho rendeu-lhe em 1898, da Sociedade de Aclimação da França, a medalha de ouro Geoffroy de Saint-Hilaire. Foi ainda importador de cabras espanholas da raças Murciana e Nubiana de origem africana.
CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU