Identificação de regiões genômicas em bovinos da raça Nelore Voltar

Você está em: Pesquisa » Divulgação de Estudos e Pesquisas Publicado em 08/07/2015 às 10:26:00
Melhoramento Genético. Fonte: Revista ABCZ.

Veja os resultados da pesquisa da Dra. Polyana Cristine Tizioto sobre a "Identificação de regiões genômicas e genes candidatos associados com qualidade de carne e conteúdo de minerais no músculo em bovinos da raça Nelore ". Tese defendida na Universidade Federal de São Carlos no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde dentro do Programa de Pós-Graduação em Genética Evolutiva e Biologia Molecular.

Resumo

A tese encontra-se dividida em três capítulos com o intuito de facilitar o entendimento dos experimentos apresentados. O primeiro capítulo refere-se a uma concisa revisão bibliográfica, a qual aborda os principais embasamentos teóricos e as justificativas dos experimentos desenvolvidos que serão apresentados nos demais capítulos.

 

O segundo capítulo apresenta dois estudos de associação genômica ampla na raça Nelore, sendo o primeiro para características de qualidade de carne e o segundo para o conteúdo de minerais no músculo Longissimus dorsi. Considerando a importância da maciez da carne para a pecuária de corte nacional, o terceiro capítulo aborda a estratégia de genes candidatos utilizada para identificar genes que explicam a variação dessa característica em bovinos da raça Nelore.

 

Os resultados dos experimentos realizados indicaram que as características de qualidade de carne e conteúdo de minerais no músculo esquelético são pelo menos parcialmente determinadas geneticamente. A maioria dos loci para características quantitativas (QTLs) identificados são de efeitos pequenos, revelando a natureza poligênica das características avaliadas e a importância da aplicação de avaliações que considerem a variação de polimorfismos em nível genômico.

 

No entanto, alguns QTLs de efeitos maiores foram identificados, como por exemplo, para pH muscular, conteúdo de ferro, selênio, cálcio e zinco no músculo, os quais explicaram 4,01, 6,53, 3,53, 2,59 e 2,55 % da variância genética aditiva, respectivamente.

 

Por meio destes estudos, produziu-se uma ampla lista de genes candidatos relacionados com características de interesse econômico para pecuária de corte, os quais devem contribuir para o entendimento dos mecanismos genéticos subjacentes às essas características. A estratégia de associação genômica ampla ainda não é economicamente viável para os produtores de gado de corte, sendo assim a estratégia de genes candidatos ainda é interessante devido sua maior acessibilidade e menor custo.

 

Os genes candidatos KCNJ11, MyoD1e ASAP1 foram identificados como explicando parte da variação da maciez de carne de animais raça Nelore.

 

A validação das regiões genômicas e genes candidatos identificados neste estudo e o futuro mapeamento de mutações causais devem contribuir para implementação da seleção assistida por marcadores e ainda para a seleção genômica de características de interesse econômico na raça Nelore.

 

Leia o trabalho na íntegra acessando aqui!

Veja outras teses na área de Melhoramento Genético, Nutrição, Manejo e muito mais!

 


CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU

Fone: +55 (34) 3319-3900

Pça Vicentino R. Cunha 110

Parque Fernando Costa

CEP: 38022-330

Uberaba - MG


©2015-2025 - Associação Brasileira dos Criadores de Zebu - Todos os direitos reservados