Integração lavoura, pecuária e floresta como alternativa para recuperação de pastagens
Voltar
Você está em:
Pesquisa » Divulgação de Estudos e Pesquisas
Publicado em 19/08/2015 às 09:14:24
O objetivo deste trabalho foi estudar os aspectos técnicos e econômicos de três sistemas de recuperação e manutenção de pastagens no Município de Bambuí, na Região Centro-Oeste do Estado de Minas Gerais, tomando-se por base o Sistema de Pastagem em Monocultivo tradicionalmente utilizado e, comparativamente, os Sistemas de Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF) e Integração Lavoura e Pecuária (ILP), nas situações de pecuária de corte e de leite.
Buscou-se conhecer o perfil dos pecuaristas e as condições de uso das áreas de pastagens, além de difundir alternativas de recuperação e manutenção de pastagens.
Os pecuaristas selecionadosna amostragem foram estratificados em duas categorias: pecuaristas não assistidos tecnicamente (NATER) e pecuaristas assistidos tecnicamente (ATER).
Um Diagnóstico Rural Participativo foi utilizado para investigar o perfil dos pecuaristas e as práticas empregadas na formação, recuperação e manejo de pastagens, além das percepções em relação aos sistemas agrícolas de produção integrada.
Para ler o trabalho na íntegra clique aqui
CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU