Tese de doutorado em História defende que o Zebu modernizou a pecuária brasileira Voltar

Você está em: Pesquisa » Divulgação de Estudos e Pesquisas Publicado em 26/08/2015 às 20:55:45
Brasileiros da região do Triângulo Mineiro na Índia entre indianos, na finalidade de importar Zebu em 1920. Acervo: MZ.

A tese de doutorado defendida pela historiadora Joana Medrado Nascimento no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense - UFF, um dos mais renomados do País na área, aborda o processo de industrialização da pecuária no Brasil Central entre os anos de 1898 e 1928 quando são instalados os frigoríficos no País e quando acontecem as principais importações de reprodutores bovinos Zebu da Índia (realizadas por criadores fluminenses e mineiros do Triângulo). Nesse ambiente, estava em disputada uma polêmica entre criadores que defendiam as raças europeias ou a seleção genética do gado bovino nacional, e aqueles que identificavam vantagens nas raças indianas de Zebu para as condições climáticas brasileiras.

Tais incrementos tecnológicos e produtivos - que fortaleceram o mercado de carne e o mercado de reprodutores em um contexto de aumento das demandas por este alimento no mercado interno e externo - foram os elementos consagrados na escassa historiografia sobre o tema, para definir os marcos da modernização rural brasileira em uma clara adoção do "viés tecnológico" e da "ética do melhoramento".

 

Para recontar essa história foi reavaliado o conceito de modernização rural reperiodizando o debate. Para tanto, houve a necessidade de analisar o pensamento sobre o tema no final do século XVIII com a disseminação de livros e manuais sobre o "melhoramento das economias rústicas", para entender o que havia de continuidade e ruptura com o ideal de uma "fazenda moderna" no alvorecer do século XX, baseada nos saberes da zootecnia, veterinária e agronomia gestados ao longo do XIX.

 

Medrado identifica que mais do que um avanço de saberes zootécnicos ou resposta automática às demandas do mercado, a mudança no sistema criatório de pastoreio para pecuária reflete uma conjugação de fatores, dentre os quais a disputa por poder entre as elites rurais que queriam voz e espaço no Estado republicano. Nesse sentido vincularam a defesa da pecuária aos seus projetos de nação e modernização rural. Fonte: (MEDRADO, Adaptação - CRPBZ)

 

Título: Do pastoreio a pecuária: a invenção da modernização rural nos sertões do Brasil Central (tese - HISTÓRIA)
Autora: Joana Medrado Nascimento
Fonte: Universidade Federal Fluminense - UFF

Ano: 2013

# Para conhecer mais teses e dissertações sobre o Zebu e a pecuária brasileira, clique aqui!


CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU

Fone: +55 (34) 3319-3900

Pça Vicentino R. Cunha 110

Parque Fernando Costa

CEP: 38022-330

Uberaba - MG


©2015-2025 - Associação Brasileira dos Criadores de Zebu - Todos os direitos reservados