Adroaldo Cunha Campos, um importador de Zebu na Índia durante o ano de 1920 Voltar

Você está em: Memórias do Zebu » Importações de Zebu para o Brasil » Terceira Fase (1898 - 1921) Publicado em 28/08/2015 às 10:29:15
Adroaldo Cunha Campos, em destaque fotográfico de 1920.

No auge da expansão da economia brasileira no mercado nacional e internacional da carne no início do século, a década de 1920 esteve marcada pelo intenso número de uberabenses que foram à Índia para adquirir novas levas de gado das raças Zebu. A adaptação, a qualidade, a produtividade e a precocidade desses animais, ante as condições ambientais brasileiras já mostravam resultados excelentes, os colocando, sem dúvida alguma, a grande chance de lançar a região do Triângulo Mineiro como precursora na esteira da expansão da pecuária nacional.

Manoel de Oliveira Prata e Adroaldo Cunha Campos foram um desses uberabenses que aproveitaram do momento para realizar importações da Índia. Financiados por criadores da região, fizeram importantes aquisições em viagens realizada em 1920, dentre as quais podemos citar o famoso touro Indu-Marajó que ajudou a formar o rebanho de Vicente Rodrigues da Cunha. Dos inúmeros lotes de animais que trouxeram vários foram encaminhados para diversas regiões do país e até para o exterior.

 

Autor: Thiago Riccioppo, Historiador, Mestre em História pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU; Gerente Executivo do Museu do Zebu/ABCZ e colaborador do CRPBZ.


Em Ahmedabad: Sentados, Adroaldo C. Campos, Leopoldino de Oliveira, Quirino Pucci, Ismael Machado e o intérprete inglês. À frente Celso Rosa e Alvaro Rocha. Acervo: MZ, 1920.

CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU

Fone: +55 (34) 3319-3900

Pça Vicentino R. Cunha 110

Parque Fernando Costa

CEP: 38022-330

Uberaba - MG


©2015-2025 - Associação Brasileira dos Criadores de Zebu - Todos os direitos reservados