Conheça o Projeto Pecuária Verde, uma verdadeira "revolução cultural" na bovinocultura brasileira Voltar

Você está em: Sustentabilidade » Casos de Sucesso Publicado em 01/10/2015 às 15:21:17
Projeto Pecuária Verde (Paragominas, PA). Imagem: www.sprparagominas.com.br

Os criadores de gado da Amazônia estão aumentando a produtividade dos rebanhos e, ao mesmo tempo, recuperando as matas nativas. Criado em 2011, no Pará, o projeto combina pecuária moderna e preservação da floresta.

O rebanho brasileiro é contabilizado atualmente em cerca de 209 milhões de cabeças (IBGE), sendo dessas 15,6 milhões (ABIEC) existentes somente no estado do Pará (PA), região que vem fazendo uma verdadeira "revolução cultural" na pecuária. Tanto que o Governo escolheu um de seus projetos para combinar pecuária moderna e preservação da floresta na Amazônia, além de apresentá-lo como "novo modelo de produção pecuária" na última conferência da Rio+20 (ver reprodução no final do texto).

Há poucos anos atrás membros do Sindicato Rural de Paragominas - PA, cidade que entrou em 2008 para a lista de municípios que mais desmatavam na Amazônia, pleitearam o poio da Embrapa e do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia - Imazon para driblar a recentemente lançada ação Carne Legal 2009 pelo Ministério Público Federal - que embargou a produção paraense por causa da devastação e "pegou no contrapé pecuaristas que já sofriam com a acelerada degradação de pastagens", como noticia o especial feito pela Folha de S. Paulo sobre Carne Verde - Os processos do passado e as mudanças para o futuro.

 

Em meio à demanda, eis que da crise surgiu o Projeto Pecuária Verde. Com a finalidade de aumentar a eficiência e a produtividade da bovinocultura de corte brasileira, algumas estratégias promissoras foram adotadas com sucesso pelos criadores daquela região. Hoje, pecuária e sustentabilidade formam uma dupla perfeita e inseparável - o que permite conviver de forma harmoniosa com o bioma, ao contrário do que alguns acreditam. Diante dos resultados promissores (que você poderá conhecer aqui nos anexos virtuais disponíveis para baixar), o modelo tornou-se referência para a Amazônia - uma das mais importantes florestas tropicais do mundo.


Resultados do Projeto Pecuária Verde. Fonte:www.sprparagominas.com.br, 2015.

Que o estresse do animal prejudica a qualidade da carne todo especialista sabe, mas o importante para esses pecuaristas é melhorar a alimentação sustentável para que o gado cresça rápido e emita menos CH4 antes de ir para o frigorífico - sendo esse um dos principais objetivos do projeto. Parte dos resultados é que permitiram ao Governo estabelecer a pecuária como uma das plataformas que irá garantir o cumprimento de metas ambiciosas previstas para serem lançadas na COP21, que acontecerá em dezembro desse ano.

 

É certo que a atividade vem passando por pressões para se ajustar a padrões cada vez modernos e precisos com relação ao desempenho socioambiental, sanitário e econômico. Muito embora, é oportuno lembrar que foram projetos como esses que fizeram com que o Brasil escolhesse o setor (novamente) para ser um dos pilares das exportações do país, subsidiando a consolidação e modernização de empresas processadoras e exportadoras de carne e ampliando o controle da febre aftosa, por exemplo.

 

Quer saber detalhes sobre o Projeto Carne Verde?

Acesse:

 

Especial Folha de S. Paulo: Carne Verde (Desmatamento Zero)

 

Projeto Pecuária Verde (Paragominas - PA) PDF

Imazon: O caso do Projeto Pecuária Verde em Paragominas (PDF)

Pecuária Verde: Produtividade, Legalidade e Bem-estar na Fazenda (Resultados) - PDF


Reprodução de material do RIO+20, apresentado na conferência sobre o projeto. Fonte: Portal Brasil, 2015.

CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU

Fone: +55 (34) 3319-3900

Pça Vicentino R. Cunha 110

Parque Fernando Costa

CEP: 38022-330

Uberaba - MG


©2015-2025 - Associação Brasileira dos Criadores de Zebu - Todos os direitos reservados