PhD fala sobre benefícios e desafios da genômica
Voltar
Você está em:
Pesquisa » Divulgação de Estudos e Pesquisas
Publicado em 13/11/2015 às 16:15:36
Vantagens como acurácia de touros jovens é travada por problemas como alto custo da genotipagem Por Faeza Rezende, jornalista Fabyano Fonseca e Silva trabalha com pesquisas de melhoramento animal de análises estatísticas de dados genômicos baseados em DNA. Considerado um dos maiores especialistas do país no assunto, ele explica que a principal vantagem da genômica, de forma geral, é a possibilidade de suprir a fata de informações provenientes do campo pela informação a nível de DNA."Em um país com grandes dimensões como o nosso, a genotipagem aceleraria muito esse processo", avalia Silva. Os ganhos com um grande banco de DNA também apareceriam em identificação, por exemplo, de características como idade ao primeiro parto em machos e medida de perímetro escrotal em fêmeas. "Conseguimos criar valores méritogenéticos, assim descobriríamos touros que gerariam, por exemplo, filhas precoces em termos reprodutivos", exemplifica.O pesquisador destaca ainda que a genômica também representa um grande avanço para os touros jovens, para os quais faltam informações fenotípicas, já que eles ainda não tem um grande número de filhas. "Com isso, atualmente, mesmo que os touros jovens sejam muito bons geneticamente, muitas vezes, a confiança naquele valor é pequena. O risco de usar esse touro é grande. Com a genômica, podemos chegar a acurácia de touros jovens como a de touros já provados", detalha.Por outro lado, o grande desafio para colocar em prática a técnica é o alto custo da genotipagem, segundo o estudioso. "Estamos trabalhando com projetos em instituições de incentivo a fim de financiar essa primeira leva", conta o zootecnista, acrescentando que com os primeiros resultados incentivem os criadores se sintam incentivados a começar a investir.

Fabyano Fonseca e Silva é graduado em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (2001); Mestre (2003) e Doutor (2006) em Estatística pela Universidade Federal de Lavras; Pós-doutor pela Universidade de Wisconsin (USA, 2009) e Pós-doutor pela Universidade de Wageningen (Holanda, 2012). Atualmente, é Professor Associado do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Viçosa, e atua como membro permanente dos programas de pós-graduação em Zootecnia e em Genética e Melhoramento.Tem experiência nas áreas de Probabilidade e Estatística aplicadas ao Melhoramento Animal e Vegetal, Inferência Bayesiana e Bioinformática.
Veja a entrevista completa com o pesquisador no vídeo exclusivo do Centro de Referência da Pecuária Brasileira - Zebu: http://www.crpbz.org.br/Videos/AssistirVideoDoServidor/682-ABC-Tecnico-Fabyano-Fonseca-e-Silva
CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU