Pesquisadora estuda qualidade do leite de zebuíno Voltar

Você está em: Vitrine do Zebu » Leite Publicado em 13/11/2015 às 17:34:11
Lenira El Faro, pesquisadora

Professora do IZ, conta sobre os estudos que desenvolve quanto ao melhoramento de raças leiteiras e as primeiras descobertas
*Por Faeza Rezende, jornalista

A pesquisadora do Instituto de Zootecnia-IZ/APTA/SAA, Lenira El Faro Zadra, se dedica há cerca de 20 anos no estudo do melhoramento animal. Com foco nas raças leiteiras zebuínas - em especial Gir Leiteiro e Guzerá, a zootecnista atua principalmente nos seguintes temas: características produtivas, bovinos de leite, componentes de variância, avaliação genética e parâmetros genéticos.

Segundo a professora, a principal vertente trabalhada hoje é quanto à qualidade do leite. "As pesquisas ainda estão no começo. Mas já começam a surgir alguns resultados", destaca. Lenira busca dados como teor de ácidos graxos e lactoferrina no leite. "São pontos que, a meu ver, já são diferenciais dos zebuínos em relação aos taurinos", completa.

 

No caso da Lactoferrina (uma proteína), por exemplo, tem sido trabalhada como acontece como a contagem de células somáticas. "Estamos descobrindo que no Gir leiteiro o teor do Lactoferina é muito menor em comparação com o holandês. Os números são tão menores a ponto da gente achar: "será que houve algum erro?"", detalha a pesquisadora, acrescentando que a vantagem disso pode estar relacionada, inclusive, a maior resistência a mastite e outras doenças. "Acreditamos que os dados de lactoferrina vão nos dar uma resposta ainda melhor do que os de células somáticas", completa.

 

Lenira El Faro revela que a próxima etapa da pesquisa é a identificação dos marcadores moleculares relacionados a essas características. "Encontramos primeiro os fenótipos, os teores de lactoferrina e agora vamos procurar os marcadores", ressalta.

 

Para a pesquisadora, um dos avanços na área tem sido a maior preocupação dos produtores com esses pontos. "O criador sempre pensava em melhorar a produção. E, só agora, está começando a pensar também na qualidade do leite", afirma.

 

Lenira El Faro ossui graduação em Zootecnia pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Genética e Melhoramento Animal pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Atualmente é pesquisadora científico da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios/APTA/SAA/SP, em Ribeirão Preto/SP e professora credenciada do curso de pós graduação do Instituto de Zootecnia.

 

Veja a entrevista completa no vídeo exclusivo do Centro de Referência da Pecuária Brasileira - Zebu:


CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU

Fone: +55 (34) 3319-3900

Pça Vicentino R. Cunha 110

Parque Fernando Costa

CEP: 38022-330

Uberaba - MG


©2015-2025 - Associação Brasileira dos Criadores de Zebu - Todos os direitos reservados