Avanços tecnológicos ampliam o uso de aeronaves não tripuladas, os Drones, na agricultura (Fapesp) Voltar

Você está em: Pesquisa » Divulgação de Estudos e Pesquisas Publicado em 11/02/2016 às 14:50:02
Sistema orquestrado: troca de informações entre sistemas embarcados no drone. Fapesp, 2016.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo é uma das principais agências de fomento à pesquisa científica e tecnológica do país. Com autonomia garantida por lei, a FAPESP está ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.

A entidade apoia a pesquisa e financia a investigação, o intercâmbio e a divulgação da ciência e da tecnologia produzida em São Paulo. No portal Pesquisa Fapesp, é possível encontrar um tutorial enorme com informações que reproduzem com excelência uma espécie de revista eletrônica. Os temas são inúmeros e bastante interessantes, divididos entre reportagens, artigos, vídeos, links, textos, notícias, entre outros.

Aqui, dá-se especial destaque para os avanços recentes em áreas da tecnologia da computação, associados ao desenvolvimento de sistemas globais de navegação e geoprocessamento, estão ampliando as perspectivas de uso dos veículos aéreos não tripulados, os Drones, na agricultura. O vídeo a seguir tem muito a dizer sobre as potencialidades desse tipo de equipamento, que está em evidência no mundo atualmente, além de harmonizar a tecnologia com o resultado positivo da produtividade agropecuária.

Consideradas de baixo custo e fáceis de usar, essas aeronaves, equipadas com sensores e recursos de imagem cada vez mais eficientes e precisos, podem auxiliar agricultores a aumentar a produtividade e reduzir danos em lavouras por meio de levantamentos de dados que permitem detectar pragas e estimar o índice de crescimento das plantas, para citar alguns exemplos.

 

Essas e outras tecnologias relacionadas ao tema você pode conferir também em Sustentabilidade (CRPBZ), no tópico que fala sobre a Agricultura e Pecuária de Precisão, que é, segundo o MAPA, um tema abrangente, sistêmico e multidisciplinar. Não se limita a algumas culturas nem a algumas regiões.

 

A APP é considerada uma prática agrícola na qual utiliza-se tecnologia de informação baseada no princípio da variabilidade do solo e clima. A partir de dados específicos de áreas geograficamente referenciadas, implanta-se o processo de automação agrícola, dosando-se adubos e agrotóxicos. Tem por objetivo a redução dos custos de produção, a diminuição da contaminação da natureza pelos agrotóxicos utilizados e logicamente o aumento da produtividade.

 

Acesse a matéria completa aqui ou baixe, a seguir, o artigo publicado na revista em PDF sobre a utilização dos Drones na Agricultura (segundo pesquisa da Fapesp):


CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU

Fone: +55 (34) 3319-3900

Pça Vicentino R. Cunha 110

Parque Fernando Costa

CEP: 38022-330

Uberaba - MG


©2015-2025 - Associação Brasileira dos Criadores de Zebu - Todos os direitos reservados