Projeções de longo prazo para carne bovina brasileira
Voltar
Você está em:
A Força do Agronegócio » Destaques
Publicado em 25/02/2016 às 08:48:00
As projeções de carnes para o Brasil mostram que esse setor deve apresentar intenso crescimento nos próximos anos e a expectativa é que a produção de carne no Brasil continue seu rápido crescimento na próxima década (OECD-FAO, 2015). Os dados de efetivos de bovinos em 2013, indicam que o país possuía nesse ano, 212 milhões de cabeças, sendo que 37,0% encontravam-se no Centro-oeste, 23,2% no Norte, 20,4% no Sudeste, 15,0% no Nordeste e 14,4% no Sul. No Centro-oeste, o maior efetivo estava em Mato Grosso e no Norte, Pará e Rondônia concentravam o maior efetivo.
As projeções de carnes para o Brasil mostram que esse setor deve apresentar intenso crescimento nos próximos anos e a expectativa éque a produção de carne no Brasil continue seu rápido crescimento na próxima década (OECD-FAO, 2015).
Ainda segundo essas instituições,os preços ao produtor devem crescer fortemente durante os próximos dez anos, especialmente para carne de porco, e carne bovina, enquantoos preços do frango devem crescer a taxas mais modestas (OECD-FAO, p. 78, item 144).
Entre as carnes, as que projetam maiores taxas de crescimento da produção no período 2014/15 a 2024/25, são a carne de frango, quedeve crescer anualmente a 3,0%, e a suína, cujo crescimento projetado para esse período é de 2,9% ao ano. A produção de carne bovina temum crescimento projetado de 2,1% ao ano, o que também representa um valor relativamente elevado, pois consegue atender ao consumodoméstico e às exportações. A produção total de carnes em 2014/15 está estimada em 25,8milhões de toneladas e a projeção para o final da próxima década é produzir 33,7 milhões de toneladas de carne de frango, bovina e suína.
Essa variação entre o ano inicial da projeção e o final resulta num aumento de produção de 30,7%.
Fonte: MAPA
Fonte: MAPA
Fonte: MAPA
Quer saber mais e consultar a pesquisa toda?
Acesse o arquivo a seguir:
CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU