Mestrado da USP analisa o papel da Ciência e Tecnologia no desenvolvimento da bovinocultura de corte Voltar

Você está em: Pesquisa » Divulgação de Estudos e Pesquisas Publicado em 25/02/2016 às 20:02:22 - atualizado em 25/02/2016 às 20:06:57
Rebanho da raça Nelore. Imagem divulgação Folha.

Em estudo de mestrado defendido na Universidade de São Paulo - USP, na área de Engenheira de Produção, a pesquisadora Fernanda Kesrouani Lemos, investiga os fatores de transformação que motivaram o desenvolvimento da pecuária de corte brasileira. Ela parte de pressupostos históricos, à busca de identificar o papel da Ciência neste processo.

A bovinocultura de corte como o tema para a pesquisa deve-se ao fato de o Brasil apresentar grande competitividade na produção de carne, posicionando-se como um dos maiores produtores e exportadores de carne bovina do mundo. Nesse sentido, a pesquisa identifica a importância que a geração de conhecimento e tecnologias tem exercido sobre a bovinocultura de corte quanto à sua busca por incrementos em eficiência e produtividade.

 

Apesar da evolução da ciência nesta área possibilitar que a atividade fosse uma das mais competitivas do mundo em custos, volume e atendesse diferentes demandas. Algumas barreiras são conferidas para que um cenário de baixa eficiência, despadronização dos produtos e deficiência na sanidade animal se perpetue na realidade brasileira, prejudicando sua posição comercial nacional e mundial.

 

Através da análise da formação histórica dessa atividade econômica, procurou-se estabelecer as dependências evolutivas desencadeadas pelas escolhas de suas trajetórias passadas. A história da ciência e de seus marcos históricos foi realizada através do levantamento de periódicos, simpósios, livros e artigos publicados desde 1860 até 2011, que determinaram as tecnologias formadoras das trajetórias de produção baseadas em ciência para este produto.

 

A partir da linha temporal pensada, foram realizadas entrevistas semiestruturadas junto aos diversos atores envolvidos nesta cadeia, objetivando encontrar gargalos e possíveis barreiras que desafiavam o desenvolvimento.

 

Título: A evolução da bovinocultura de corte brasileira: elementos para a caracterização do papel da ciência e da tecnologia na sua trajetória de desenvolvimento (dissertação - CIÊNCIAS HUMANAS, JURÍDICAS E SOCIAIS)

Autor: Fernanda Kesrouani Lemos

Fonte: Universidade de São Paulo - USP

Ano: 2013

Clique aqui para download

 

# Para conhecer mais teses e dissertações sobre o Zebu e a pecuária brasileira, clique aqui!


CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU

Fone: +55 (34) 3319-3900

Pça Vicentino R. Cunha 110

Parque Fernando Costa

CEP: 38022-330

Uberaba - MG


©2015-2025 - Associação Brasileira dos Criadores de Zebu - Todos os direitos reservados