Pesquisa de Mestrado pela Unicamp analisa a política pública do Pró-Genética
Voltar
Você está em:
Pesquisa » Divulgação de Estudos e Pesquisas
Publicado em 04/03/2016 às 19:36:52
- atualizado em 04/03/2016 às 19:46:02
Estudo de mestrado defendido em 2013, na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, na área de concentração em Planejamento e Desenvolvimento Rural Sustentável, investiga o funcionamento de uma política pública intitulada - Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino de Minas Gerais - Pró-Genética. Segundo a autora da pesquisa Aryanna Sangiovani Ferreira, o programa foi criado em 2007 pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu - ABCZ e, situa-se conceitualmente como uma política pública de valorização da pecuária familiar.
Estruturada em parceria com instituições públicas, seu objetivo é fomentar o fluxo de comercialização entre produtores de genética bovina com qualidade comprovada, com pequenos e médios produtores, visando à melhoria da produtividade dos rebanhos de leite e de corte.
O recorte espacial escolhido foi definido nos municípios da região mineira do Triângulo Mineiro, contudo o programa atinge outros estados da Federação.
A pesquisa observou junto aos protagonistas do programa, os benefícios que ele tem trazido aos mesmos, bem como as deficiências que limitam a efetivação de alguns de seus objetivos. Averiguou-se o envolvimento dos pecuaristas familiares ao projeto, tendo em vista a utilização de processos avaliativos pelos técnicos de extensão e a inclusão de avaliações genéticas para os rebanhos de base comercial, quando da expectativa dos participantes para a tão desejada transição genética que está presente no discurso das entidades.
Para tanto, foram colhidos depoimentos direcionadas ao público integrante do programa, através de entrevistas semiestruturadas por um roteiro de questões abertas. Dessa forma, estabeleceu-se um conjunto de indicadores-chave, utilizados como ferramentas avaliativas continuadas para os mesmos.
Apesar de determinados limites observados, o Pró-Genética vem evoluindo significativamente ao correr dos anos. As instituições gestoras estão comprometidas com a sua melhoria e, particular, a associação de criadores mostrou disposição efetiva para quebrar entraves que, historicamente, a afastou dos produtores familiares.
Conclui-se que o Pró-Genética é um programa legítimo, de alta complexidade no seu planejamento e execução. Possui uma importância política e social que vem atraindo seguidores em todo o território brasileiro e o interesse de outros países.
Título: Avaliação do programa de melhoramento genética para a agricultura familiar no Triângulo Mineiro (dissertação - SOCIOLOGIA RURAL)
Autora: Aryanna Sangiovanni Ferreira
Fonte: Universidade de Campinas - UNICAMP
Ano: 2013
# Para conhecer mais teses e dissertações sobre o Zebu e a pecuária brasileira, clique aqui!
CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU