"Queijo do Gir" é patrimônio imaterial de Minas Gerais Voltar

Você está em: Vitrine do Zebu » Leite Publicado em 18/03/2016 às 16:04:48 - atualizado em 21/03/2016 às 11:04:49
Queijo do Gir, tradição na microrregião do Serro/MG. Fonte: Girolando do Garça, 2016.

O queijo do Serro, é um tipo de queijo brasileiro originário da cidade e região do Serro, Minas Gerais. A produção artesanal do alimento é registrada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais - IEPHA, como patrimônio imaterial mineiro desde 2008. O município já foi importante centro político e econômico do Brasil no século XVIII, quando os antigos tropeiros pernoitavam em vilas, cidades e demais lugares, nas longas viagens que faziam levando mercadorias por todo o país. De lá sai o Queijo do Gir, que somando a jeito de fazer da sabedoria mineira, é feito com leite de vaca zebuína da raça Gir.

Veja, a seguir, um vídeo muito interessante sobre a atividade artesanal:

A profissão surgiu da necessidade de transportar animais Brasil adentro. Com o passar doa tempo, esses homens passaram a entregar também mercadorias e correspondências. Os negócios eram feitos na base da confiança. Tanto que a economia da região hoje em dia é baseada no produto, no turismo e no gado leiteiro. E hoje, quem atua como principal fonte do gênero é o Gir Leiteiro, uma ração zebuína que adaptou-se muito bem no Brasil desde o final do século XIX.

 

O Gir Leiteiro do Garça e seu produto "Queijo do Gir", considerado uma iguaria, é uma marca comercial do Queijo do Serro. Surgiu de um trabalho seletivo de animais rústicos adaptados para a produção de queijos finos artesanais. Seu plantel foi formado com animais de dupla aptidão e acasalados com touros provados para leite, criando um rebanho bem adaptado, funcional e leiteiro. "Tudo é feito de maneira muito artesanal e extremamente cuidadosa, pois não vendemos somente queijo, mas a cultura e a nossa história", diz o produtor.


Foto: Queijo do Gir, produzido tradicionalmente na microrregião do Serro/MG. Fonte: Gir e Girolando do Garça, 2016.

A missão da família é garantir a dignidade dos produtores de leite através da democratização da raça Gir Leiteiro na região, além de levar o nome "Gir do Garça" para todo o mundo através da fabricação de um produto de qualidade e tradição histórica. A divulgação da cultura auxilia o processo que busca produzir e incentivar o melhoramento genético da raça, entre outros aspectos. A marca está no mercado há 10 anos. O preço está condicionado ao tempo de maturação, que é mínima de 45 dias, variando de R$ 50 a R$ 150. Vale a pena experimentar.

 

Contatos sobre o Queijo do Gir:

Email: tulioagir@hotmail.com

Facebook: Clique aqui!

Telefone: 38 998234207

 


CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU

Fone: +55 (34) 3319-3900

Pça Vicentino R. Cunha 110

Parque Fernando Costa

CEP: 38022-330

Uberaba - MG


©2015-2025 - Associação Brasileira dos Criadores de Zebu - Todos os direitos reservados