Módulo Avançado do Programa de Melhoramento Genético da ABCZ Voltar

Você está em: Zebuinocultura » Melhoramento Genético » Programa Melhoramento Genético de Zebuínos - PMGZ Publicado em 02/05/2016 às 16:03:06 - atualizado em 16/05/2016 às 09:25:15
Fonte: Banco de Imagens ABCZ

Módulo Avançado, muitas novidades para o criador ganhar mais tempo e dinheiro.
Quer saber mais e como participar ligue para ABCZ ! (55-34-33193900)

Tire suas dúvidas com o especialista Dr. Henrique Ventura

 

O que é stayability?

A stayability é uma característica que avalia a probabilidade da fêmea parir pelo menos três crias viáveis até os 76 meses de idade. Está diretamente relacionada com a permanência produtiva da vaca. Trata--se de uma característica de alto impacto econômico para os sistemas de produção de gado de corte.

A DEP "stay" é expressa em percentual. Por exemplo, se um touro A tem DEP para stayability igual a 58% e um touro B tem DEP para stayability igual 68% a interpretação correta é: "O touro B tem probabilidade 10% maior que o touro A de ter filhas que podem gerar pelo menos três crias viáveis até os 76 meses de idade.

A DEP PA, sofre alguma influencia da DEP PD ou tem correlação com outra DEP? A característica peso aos 365 dias de idade, cuja DEP é PA-ED, tem alta correlação com peso a desmama e com peso ao sobreano.

No relatório de desempenho de matrizes temos que nos atentar, e muito, com relação às matrizes que pariram natimortos e/ou bezerros descartes que por algum motivo não foram comunicados.

Nesse módulo avançado será da mesma forma?

 

Essa é uma informação muito importante e, com certeza, vamos estudar a melhor forma de abordá-la no módulo avançado.

 

Quanto devemos nos atentar para as DEP´s de ultrassonografia, mesmo o criador não tendo interesse nessa ferramenta de seleção? Como é calculado o TMD? João Eduardo Ferreira Assumpção - ETR/CGR

 

RESPOSTA: O total materno do peso a desmama é calculado pela combinação do peso a desmama efeito direto (PD-ED) (50%) com o peso a desmama efeito materno (PD-EM) (100%). O peso a desmama efeito materno não é publicado separadamente, pois somente utilizamos essa informação para o cálculo do TMD. Para expressar o efeito materno "puro" a DEP PM-EM é mais indicada. " As DEPs de US trazem uma informação muito importante, pois possibilitam ao criador interferir na genética de características relacionadas com a carcaça, via seleção e acasalamento. Sabemos que são fenótipos caros e de difícil obtenção, mas que com certeza retornarão em benefícios ao selecionador. Devemos entender os objetivos dos criadores para enfatizarmos mais ou menos nas DEPs de US. O importante é manter o criador informado sobre a importância dessas características, para que o mesmo possa decidir a ênfase aplicada em AOL e Acabamento.

 

Como é calculado o TMD? João Eduardo Ferreira Assumpção - ETR/CGR

 

RESPOSTA: O total materno do peso a desmama é calculado pela combinação do peso a desmama efeito direto (PD-ED) (50%) com o peso a desmama efeito materno (PD-EM) (100%). O peso a desmama efeito materno não é publicado separadamente, pois somente utilizamos essa informação para o cálculo do TMD. Para expressar o efeito materno "puro" a DEP PM-EM é mais indicada. "

 


CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU

Fone: +55 (34) 3319-3900

Pça Vicentino R. Cunha 110

Parque Fernando Costa

CEP: 38022-330

Uberaba - MG


©2015-2025 - Associação Brasileira dos Criadores de Zebu - Todos os direitos reservados