Biodigestores na Pecuária: mitigação de impactos ambientais e geração de energia limpa
Voltar
Você está em:
Sustentabilidade » Assuntos em debate
Publicado em 31/05/2016 às 16:24:18

A pecuária pode contribuir como uma fonte de energia limpa e diminuir significativamente os impactos ambientais. Veja como isto é possivel com o Biodigestor. Biodigestores são centrais tecnológicas que aceleram o processo de decomposição da matéria orgânica, otimizam os produtos resultantes desse processo e são a solução ideal para o tratamento de resíduos sólidos orgânicos de todos os tipos.
Os biodigestores são a tecnologia ideal para o tratamento de resíduos sólidos orgânicos de todos os tipos com as melhores taxas de lucratividade do mercado atualmente.
A decomposição da matéria orgânica é um processo bioquímico realizado por milhares de bactérias que transformam a matéria orgânica em gases e biofertilizantes. Sendo as bactérias seres vivos, estes precisam de condições ideais de temperatura, acidez, homogeneidade, para produzir melhor. Na presença de oxigênio temos a decomposição aeróbia e na ausência a anaeróbia.
Produtores rurais estão utilizando biodigestores para tratar os dejetos de animais, gerando biofertilizante e gás metano, usado como combustível para tocar motores que geram energia elétrica para as propriedades e até para repassar para as concessionárias. Processo sustentável, rentável e que evita a poluição do meio ambiente.
Veja o vídeo (parte 1) do Globo Rural:
Em biodigestores, a decomposição acontece na ausência de oxigênio, sendo portanto uma decomposição anaeróbia. O resultado dessa decomposição é então o biogás, uma mistura de gás carbônico e metano, e biofertilizantes.
Em se tratando de decomposição anaeróbia, devemos considerar o seguinte:
1) Diferentes tipos de matéria orgânica produzem diferentes quantidades de biogás (m³/ton ou l/kg)
2) Diferentes tipos de matéria orgânica produzem biogás com diferentes concentrações de metano e gás carbônico
3) Podemos calcular o potencial máximo de geração de biogás de uma mistura através da análise química da matéria orgânica usada, porém a quantidade que será gerada no processo depende do tipo de tecnologia usada.
Veja o vídeo (parte 2) do Globo Rural:
A decisão de construir ou não um biodigestor para o tratamento de resíduos sólidos orgânicos depende de um plano de negócios de qualidade que vai levantar todos os dados básicos para o cálculo do tamanho e do tipo de tecnologia a ser usado e as economias e ganhos que a implantação dessa central vai causar.

Biodigestores na Pecuária: mitigação de impactos ambientais e geração de energia limpa. portalresiduossolidos.com, 2016.
Pesquisa e texto adaptado pela equipe do CRPBZ
Fontes: Globo Rural, www.portalresiduossolidos.com, Embrapa
CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU