Conheça o livro "Do Zri-Bhu ao Zebu: o Gado Sagrado na Índia e no Brasil", de Rinaldo dos Santos Voltar

Você está em: Memórias do Zebu » Museu do Zebu » Histórias & Estórias Publicado em 10/06/2016 às 11:27:13
Detalhe do livro Do Zri-Bhu ao Zebu: o Gado Sagrado na Índia e no Brasil, de Rinaldo dos Santos.

São centenas de ilustrações e aspectos raciais revisados e atualizados. Veja detalhes inéditos sobre a origem e evolução do Zebu no Brasil e no mundo, além de outros conhecimentos históricos e científicos reunidos num mesmo compêndio bibliográfico.

A 33ª Mostra do Museu do Zebu deste ano deu ênfase ao encontro cultural ocorrido entre Brasil e Índia desde os primeiros anos das importações do Zebu - que sobreveio a partir do final do século XIX - aos tempos atuais. O tema é O Zebu nas Relações Brasil & Índia: "A Índia que eu Vi". Foram apresentados registros históricos de brasileiros que foram diretamente à fonte de origem para buscar as raças que seriam, atualmente, a maiores responsáveis pela formação do rebanho bovino nacional. Para enriquecer a efeméride, um acontecimento recebeu destaque importante nos eventos ali ocorridos.

Diante dessas e outas considerações, a divulgação de um importante registro bibliográfico sobre o animal ajudou a agregar valor especial à ocasião. O momento esperado foi o lançamento do livro "Do Zri-Bhu ao Zebu: o Gado Sagrado na Índia e no Brasil", pelo pesquisador Rinaldo Santos. A obra faz considerações históricas sobre a raça, abordando desde 4 bilhões de anos atrás até os dias de hoje, contando com um trabalho INÉDITO e que contempla com bastante propriedade e rigor técnico análises moleculares e bioquímicas. A linguagem é bastante dinâmica, além de contar com o acompanhamento de imagens autorais e históricas que estão divididas entre mais de 700 ilustrações.


O Zebu em detalhes técnicos em ilustração (Reprodução). Fonte: www.livrozebu.com.br

Há também relevantes considerações sobre o conhecimento técnico e científico sobre o touro que é a grande paixão do criador que se dedica à bovinocultura brasileira atualmente. No livro é possível ver as especificações filogenéticas que explicam cada raça, além de saber quando os animais começaram a cruzar e quais as características mais antigas do Zebu. É estimado desde o momento como um trabalho de forte teor genuíno porque considera a Paleozoologia e a Filogenia, além de outras análises afins, em abordagem e métodos autoexplicativos e de fácil compreensão.

 

Além da cronologia, exemplifica detalhes específicos da raça em particular com destaque merecido ao imbróglio científico, histórico e cultural que a acompanha. O autor faz uma abordagem interessante em suas origens, desde os tempos mais remotos até o atual. Traz um breve panorama sobre a evolução da zebuinocultura ao dividir o processo em quatro fases distintas e bem elaboradas. De fato, a moderna Ciência Zootécnica tem confirmado muitas práticas dos criadores antigos. Foram essas mesmas práticas que consolidaram o indiscutível valor genético do rebanho brasileiro, alicer­çado em sua maioria sobre o Zebu.

 

Como pesquisador reconhecido no meio tradicional nacional e internacional, o especialista pertence ao grupo daqueles que autodeclaram-se eternos apaixonados pelo Zebu. O autor possui cerca de 37 livros e várias publicações específicas em português, inglês e espanhol, com mais de 400 artigos sobre "pecuária tropical". Além de consultor e colaborador de honra do museu e da ABCZ, é uma das maiores autoridades conhecedoras sobre a história, a memória e a diversidade dos assuntos técnicos relacionados ao animal atualmente.

 

Para adquirir a obra, faça seu pedido em:

 

Do Zri-Bhu ao Zebu: o Gado Sagrado na Índia e no Brasil - Site Oficial

Facebook - Zri-Bhu

Se preferir, visite a loja do Museu do Zebu ou faça sua proposta pelo email museudozebu@abcz.org.br


CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU

Fone: +55 (34) 3319-3900

Pça Vicentino R. Cunha 110

Parque Fernando Costa

CEP: 38022-330

Uberaba - MG


©2015-2025 - Associação Brasileira dos Criadores de Zebu - Todos os direitos reservados