Zebu e Chico Xavier: dois símbolos nacionais de Uberaba que atravessam os tempos
Voltar
Você está em:
Memórias do Zebu » Museu do Zebu » Histórias & Estórias
Publicado em 17/06/2016 às 10:50:11

A semana passada Uberaba em Minas Gerais se destacou por duas importantes notícias que tomaram conta do noticiário da imprensa mineira e nacional, uma foi a entrega do Memorial Chico Xavier e a entrega da Comenda da Paz Chico Xavier na cidade a pessoas físicas ou jurídicas que trabalham pela paz e pelo bem estar social no País.
A outra foi a realização da maior exportação da história de Minas Gerais de bovinos vivos para a Turquia, uma logística enorme que envolveu o transporte de 4750 bovinos de cruzamentos das raças Gir, Nelore e Girolando, carregados em 160 a 180 caminhões de Uberaba até o Porto de São Sebastião em São Paulo.
Estes dois assuntos também foram pauta logo no início de novo ano de 1973, pois em 02 de janeiro, apenas numa única página, o jornal diário uberabense Lavoura e Comércio, destacava-se um show promovido em São Paulo pelo cantor Roberto Carlos em parceria com o médium Chico Xavier, cuja renda seria revertida a assistência de pessoas carentes pela Comunhão Espírita Uberabense.
A outra notícia dava conta de uma exportação de Uberaba para a Bolívia de 380 zebuínos das raças Gir e Nelore em vagões da antiga Fepasa.
Confira a íntegra destas notícias na página abaixo do jornal:

Página do Jornal Lavoura e Comércio de 1973
Para saber mais sobre as principais construções simbólicas da memória de Uberaba nos campos das práticas, saberes, economia e da cultura assista os vídeos produzidos pelo programa mineiro "Viação Cipó" da TV Alterosa de Belo Horizonte.
CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU