Ghee ou "manteiga clarificada", sem lactose e caseína Voltar

Você está em: Vitrine do Zebu » Leite Publicado em 24/06/2016 às 14:30:01 - atualizado em 27/06/2016 às 10:56:17
Foto: www.vivacorina.com.br, divulgação (2016)

Ghee ou manteiga clarificada, sem lactose e sem caseína é muito útil para inflamações gastro-intestinais, possui alto valor nutritivo, faz bem para as peredes internas do intestino, auxilia a digestão, auxilia na diminuição do colesterol ruim, rica em antioxidantes (vitamina A).

Veja que interessante a Enciclopédia Kamadhenu no Facebook

MANTEIGA GHEE

 

A manteiga Ghee só é possível a partir de leite de vaca zebuína e usando um processo milenar. Caso contrário, será apenas manteiga ou óleo de manteiga, mas não Ghee!


Existem 3 métodos prevalentes de fazer ghee de leite de vaca:


1. Em laticínios, a gordura é separada utilizando máquinas centrífugas e depois a mesma é aquecida para se obter o óleo da manteiga, que é vendido como ghee. Numa estimativa, 30 kg de leite têm 1 kg de gordura e 29 kg de líquido (vendido como leite desnatado). Numa conta simples: em rupias (moeda indiana), 1 quilo de ghee é vendido por 400. 5 a 6 vezes mais que um litro de leite.


2. Quando se faz em casa, o creme é removido depois da fervura e descanso do leite. Da gordura, faz-se um requeijão, depois o makhan e, ao final, o ghee.


3. O método mais caro, bem usado em épocas passadas: fazer coalhada de leite integral e, em seguida, agitá-la para separar o makhan, que, aquecido, dará a ghee com todas as propriedades medicinais do leite de vaca.


Outro dado interessante: O leite A1 é vendido na Índia por 25-35 rúpias e o leite A2, originado de vaca zebuína pura, por 70-120 rúpias.

 

Benefícios:

 

É muito útil para inflamações gastro-intestinais, possui alto valor nutritivo, faz bem para as peredes internas do intestino, auxilia a digestão, auxilia na diminuição do colesterol ruim, rica em antioxidantes (vitamina A).

 

Sabor:


Muito agradável e leve. Alguns dizem que, quando aquecida, seu aroma lembra o de caramelo, com aroma delicado, ligeiramente amendoado.

 

Como guardar:


Dentro ou fora da geladeira em recipiente de vidro fechado, bem higienizado e seco. O importante é mantê-la em lugar fresco para que se conserve por muito tempo. Em lugares quentes, é preciso colocar na geladeira para que cristalize e aumente sua conservação.

 

Durabilidade:

 

Em média até 3 meses fora da geladeira.

 

Uso:

 

A manteiga Ghee tem a mesma utilidade da manteiga comum, sendo que com alto valor nutritivo. Sua vantagem é que, ao contrário do azeite-de-oliva, o ghee, depois de pronto, suporta altas temperaturas, podendo ser aquecido até 190ºC, sem saturar ou queimar, pois a água (que ferve a 100ºC) e as proteínas sólidas (que queimam a 125ºC) foram removidas.


Apesar dos benefícios nutricionais, ela continua sendo um tipo de gordura e tem cerca de 110 calorias por colher de sopa. Então seu uso deve ser moderado. Pode ser no pão, nas bolachas, sobre os tubérculos cozidos (aimpim, batata doce), para saltear legumes e nas receitas em geral.

 

DICAS EXTRAS:

 

*Sugestões de uso da manteiga Ghee na gastronomia funcional:

 

O sabor da manteiga clarificada é mais acentuado do que a manteiga tradicional, por isso ela pode ser usada em menos quantidade. Na culinária, ela pode ser utilizada na mistura e cozimento dos alimentos, ou até mesmo passada no pão, como a manteiga tradicional. Outra maneira é misturando-a a outros ingredientes funcionais como ervas, castanhas e sementes, criando um tipo de patê saudável.

 

Fonte: Enciclopédia Kamadhenu (Facebook)

(Texto adaptado pela equipe do CRPBZ)


CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU

Fone: +55 (34) 3319-3900

Pça Vicentino R. Cunha 110

Parque Fernando Costa

CEP: 38022-330

Uberaba - MG


©2015-2025 - Associação Brasileira dos Criadores de Zebu - Todos os direitos reservados