Hambúrguer: origens & especialidades do sanduíche mais popular do planeta!
Voltar
Você está em:
Vitrine do Zebu » Destaques
Publicado em 01/07/2016 às 15:27:59
- atualizado em 29/11/2016 às 17:44:28

Levado aos Estados Unidos pelos imigrantes alemães do fim do século XIX, o bife de carne moída logo conquistou o público americano. Depois, sob a forma de sanduíche, ganhou o mundo e virou símbolo da própria cultura estadunidense. Os Estados Unidos da América transformaram-se rapidamente na maior potência industrial do planeta durante e após a 1ª Gurerra Mundial (1914-1918). E foi na feira mundial de Saint Louis, capital do Missouri, no meio-oeste do país que os estadunidenses tiveram contato pela primeira vez com uma iguaria que trinta anos mais tarde viria a ser quase um verdadeiro sinônimo do "American Way of Life": o hambúrguer.
Sabe-se que o hambúrguer chegou ao continente na segunda metade do século XIX, trazido pelas levas de imigrantes alemães embarcados no porto de Hamburgo, a segunda maior cidade da Alemanha e a oitava da União Europeia, razão pela qual seu primeiro nome no Novo Mundo foi "hamburg steak". Era uma comida rústica. Os primeiros a apreciá-la foram os marinheiros que aproveitavam a carne entre dois pedaços de pão para mastigar algo enquanto trabalhavam.
Embora seja praticamente um emblema americano, sua origem podem ser encontrada num passado bastante remoto. Durante os séculos XII e XIII, a Europa conheceu as invasões bárbaras em sua campanha mais eficaz e ruidosa. Registros históricos indicam que foram os tártaros que introduziram na Europa a técnica de moer a carne dura e quase sempre de má qualidade para torná-la mais digerível. Entre esses cavaleiros era costume levar a carne crua quando galopavam em suas incursões guerreiras. O tempero (especiarias, pimenta e outros) em meio à iguaria triturada ajudava a conservar o alimento por um bom período.

Fotografia histórica de uma das clássicas lanchonetes da marca Mc'Donald's nos EUA. Década de 1950. LIFE, 2013.
Muito embora o contexto original seja assim tão especial e carregado de rusticidade cultural, o hambúrguer, de fato, deve parte de sua popularidade às características da sociedade que o acolheu: os norte-americanos. A partir do início do século, as massas de trabalhadores de Nova York e arredores necessitavam de algum tipo de alimento rápido, prático e barato, além de adequado ao ritmo da explosão industrial do país - o qual o sanduíche encontrou a harmonia exata. Surgia, então, o Fast Food, um estilo bastante apreciado pelo mercado e não tão recomendado por muitos especialistas, no entanto.
A partir dos Estados Unidos, o hambúrguer conquistou o mundo. Hollywood e o Rock'n'Roll tiveram papel essencial nisso tudo. As lendárias e estilosas lanchonetes que tornaram-se ícone da turma que costumava namorar e ouvir os últimos lançamentos dos LP's na década de 1950, estão presentes até hoje no mundo todo. A rodela de uns 50 gramas de carne moída (geralmente do tipo bovina) entre duas metades de pão redondo, coberta ou não de queijo, acompanhada ou não de alface e tomate, pode ser encontrada em lugares tão distantes entre si como a Austrália e a Áustria, a Jamaica e o Japão.

A moda agora é o Hambúrguer Gourmet: chefs de cozinha renomados no mundo todo investem em receitas cada vez mais inovadoras. Foto: sonoma.com.br, 2016.
Hambúrguer Gourmet
Os nutricionistas admitem que um hambúrguer com fritas alimenta bastante, mas não deve tornar-se a refeição básica de uma pessoa todos os dias. Segundo as pesquisas, por ser um prato de ótimo sabor, rápido e popular, a combinação entre a fritura, o pão e os molhos especiais, se ingeridos em excesso, podem contribuir para a obesidade e futuras enfermidades do coração. Se controlado, é também uma importante fonte de proteína. Nada em exagero faz mal. Para prevenir, consulte um nutricionista ou médico especialista e faça avaliações periódicas sobre sua saúde.
O mercado atual está atento às inovações e outras transformações pelas quais o gênero vem passando. Chef's do mundo todo tem criado inúmeras receitas com ingredientes e combinações mais leves, exóticas e variadas: é o Hamburguer Gourmet. Em alta entre os principais eventos de gastronomia e os chamados Food Truck's, seja no estilo carnívoro ou não, é um dos alimentos mais apreciados entre os amantes da gastronomia moderna.
Mas, uma coisa é certa: sobre o alimento, de tão popular no mundo todo, basta mencionar o nome e todos entendem imediatamente do que se trata. É um idioma universal. Está perdido, com fome e não sabe o que comer? Diga "Hambúrguer", e em qualquer país ou lugar, o seu desejo será atendido, com certeza!
Dica: A carne zebuína é uma excelente pedida para quem deseja preparar aquele sanduíche de dar "água na boca"! Para o ingrediente principal (o Hambúrguer), prefira as partes que dizem respeito às carnes magras, suculentas e com menos gordura, tais como o patinho, o filé mignon e a alcatra. Se estiver bem moída, melhor ainda. Prefira o alimento grelhado, em lugar do frito.
Fonte: Wikipédia, Revista Superinteressante e Veja Culinária.
Autor(a): Mimi Barros (Historiadora do Museu do Zebu e colaboradora do CRPBZ)
Para saber sobre uma receita deliciosa com o Hambúrguer, acesse:
Chef Allan ensina a fazer o Zeburger de paleta (CRPBZ)
CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU