Características de qualidade da carne e precocidade sexual em animais Nelore (Bos indicus)
Voltar
Você está em:
Pesquisa » Divulgação de Estudos e Pesquisas
Publicado em 07/07/2016 às 14:14:46
- atualizado em 07/07/2016 às 14:33:45

Pesquisa analisa programas de melhoramento genético animal com finalidade de aperfeiçoar os índices de produtividade e qualidade da carne bovina no Brasil. Os resultados foram alcançados por Willian Bruno Fernandes de Andrade, através de estudo desenvolvido numa dissertação de Mestrado, defendida na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - Unesp, Campus de Jaboticabal, na área de concentração em Genética e Melhoramento Animal. O trabalho foi orientado pelo Dr. Josineudson Augusto de Vasconcelos Silva.
O Brasil tem papel de destaque no setor da agropecuária mundial, tendo o maior rebanho comercial do mundo, ocupando o posto de maior exportador de carne bovina na atualidade. O rebanho do país é formado majoritariamente por animais de raças zebuínas, sendo em sua maioria da raça Nelore. No entanto, a pecuária de corte nacional, em geral apresenta baixa produtividade e inconstância na qualidade do produto final, a carne.
A busca por alternativas que possam melhorar a eficiência e a produtividade do sistema, aumentando a lucratividade e qualidade da carne produzida no país, é um dos desafios da pecuária brasileira. Portanto, avaliar a associação genética existente entre características que tem influência direta na produtividade da pecuária de corte nacional, pode contribuir para a melhoria do setor.
Neste contexto, a associação genética existente entre a precocidade sexual de fêmeas e a deposição de gordura na raça Nelore, disponibilizando ferramentas para identificar os touros que produzam novilhos que são precoces em acabamento de carcaça e novilhas precoces sexualmente, pode contribuir para encurtar o ciclo de produção da bovinocultura de corte e aumentar a lucratividade e produtividade do sistema. Veja a tabela abaixo:
Tabela 1. Características da carne e precocidade sexual
Desta forma, o estudo, estima as correlações genéticas de característica indicadora de precocidade sexual com características de qualidade de carne de bovinos Nelore, visando obter informações que possam ser incorporadas aos programas de melhoramento genético animal com finalidade de aumentar os índices de produtividade e qualidade da carne bovina produzida no país.
Os dados utilizados foram desenvolvidos de três programas de melhoramento genético, DeltaGen, Paint e Nelore Qualitas. Para a característica de precocidade sexual, foram utilizados registros de 55.945 fêmeas com pesagem pós desmama, e nascidas no período de 1993 a 2012. Para obter os registros fenotípicos para as características de qualidade de carne foram utilizados 1.909 machos, nascidos entre 2008 e 2011, confinados na fase final de terminação, por 90 dias.
Os componentes de variância foram estimados por inferência, utilizando modelo touro linear para as características EGS, MARM e LIP e modelo touro não linear (limiar) para PREC. Foram feitas análises bicaracterísticas, envolvendo a característica PREC e uma das três características, EGS, MARM ou LIP. As estimativas de herdabilidade obtidas em análises bi-característica foram 0,06, 0,03 e 0,05 respectivamente para EGS, LIP e MARM.
A característica PREC apresentou média da estimativa de herdabilidade de 0,46 entre as análises. As estimativas de correlações entre PREC e as características foram 0,19, -0,47 e 0,20 respectivamente, EGS, LIP e MARM. A seleção para uma das características de carcaça ou de carne, não promoverá mudança significativa na PREC, uma vez que as estimativas de correlação genética foram de baixa magnitude.
Tabela 2. Estatística descritiva
A dissertação na íntegra está disponível para download na categoria de "Pesquisa" no Portal do CRPBZ, CONFIRA:
Título: Associação genética de características de qualidade de carne e precocidade sexual em animais Nelore (bos indicus) (dissertação - GENÉTICA BOVINA)
Autor: Willian Bruno Fernandes de Andrade
Fonte: Universidade Estadual Paulista - UNESP
Ano: 2015
CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU