Pecuária de base ecológica: o Brasil dando exemplo para o mundo
Voltar
Você está em:
Sustentabilidade » Assuntos em debate
Publicado em 11/07/2016 às 09:44:29
O Brasil tem se destacado no cenário mundial pela preocupação ambiental já enunciada no aparato legal e institucional, assim como pela crescente conscientização da população com respeito à necessidade de preservação da base de recursos naturais que tomamos por empréstimo das futuras gerações.
A produção de alimentos sadios com base nos princípios da Agroecologia tem sido um dos aspectos que se destacam nas atuais pautas políticas e também no rol de demandas da população. Assim mesmo, os últimos anos têm sido marcados pela ampliação dos debates e das orientações das organizações de representação da agricultura familiar no sentido da necessidade de buscar-se a construção de processos produtivos sustentáveis
Dentre os grandes desafios na concepção dos novos modelos de desenvolvimento sustentável que estão sendo propostos na atualidade, se destaca a necessidade de fortalecer a agricultura familiar mediante mecanismos capazes de atender a demanda por alternativas tecnológicas ambientalmente apropriadas, compatíveis com os distintos sistemas culturais e que levem em consideração as dimensões econômica e social do desenvolvimento agrícola e rural.
Ademais, devem ser alternativas geradoras de renda e ocupações e que, ao mesmo tempo, assegurem melhores condições de saúde e de qualidade de vida para a população rural. Como é sabido, os sistemas produtivos de base ecológica podem atender tais requisitos, oferecer ganhos econômicos para os agricultores familiares e, ao mesmo tempo, contribuir para a segurança alimentar e nutricional sustentável de toda a população, mediante a oferta de alimentos sadios, sem contaminação por agrotóxicos e de melhor qualidade biológica.
Esta, que é uma tendência mundial, chegou ao Brasil, aonde vem determinando um processo multilinear de mudança que se caracteriza pela presença de inúmeras iniciativas de agricultores e de técnicos, centradas na implementação e consolidação de padrões tecnológicos diferenciados, visando diminuir impactos ao meio ambiente e, ao mesmo tempo, produzir alimentos limpos, sem o uso de contaminantes químicos sintéticos. Isto vem fortalecendo diferentes estilos de agricultura alternativa: ecológica, orgânica, biológica, natural, biodinâmica, permacultura, entre outras.
Fonte: Programa Nacional de Apoio à Agricultura de Base Ecológica nas Unidades Familiares de Produção, MDA, Governo Brasieiro.

Fonte: Associação Brasileira dos Criadores de Guzerá
Os Princípios básicos para uma pecuária ecológica aplicáveis ao gado de leite e corte são:
• Melhoramento Genético voltado para a constituição de raças adaptadas ás condições tropicais;
• Utilização de práticas de manejo dos animais que respeitem seu comportamento natural e socialização e seu bem estar ;
• Manejo nutricional tendo como objetivo a independência dos recursos externos á propriedade e o planejamento da produção de forragens em quantidade e qualidade para o ano todo;
• Manejo ecológico das pastagens por meio do pastoreio rotativo e da arborização (Pastoreio Voisin e Silvipastoril) ;
• Manejo preventivo de doenças dos animais e utilização de práticas curativas baseadas na Fitoterapia e Homeopatia. Os medicamentos sintéticos devem ser usados porém, de maneira esporádica e nunca de forma sistêmica;
• Produção vegetal que substitua os agroquímicos por práticas de manejo que utilizem o máximo de recursos presentes na propriedade, como o esterco,a adubação verde e as variedades de sementes disponíveis em cada região;
• Integração crescente entre Lavoura e Pecuária;
Veja o vídeo abaixo:
Produção animal com consciência ambiental.Realização: Fundo Vale, Dow AgroSciences e Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas.
CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU