Guzolando: as vantagens das raças Guzerá e Holandesa em prol da sustentabilidade Voltar

Você está em: Zebuinocultura » Destaques Publicado em 11/07/2016 às 09:54:50 - atualizado em 11/07/2016 às 13:21:07
Fonte: www.guzera.org.br, 2016.

A raça Guzolando é representada por bimestiços oriundo dos cruzamentos entre as raças Holandesa e Guzerá. Os animais combinam vantagens das duas raças. As composições de sangue dão destaque à aptidão leiteira do gado Holandês, sem perda da capacidade de produção de carne e leite, rusticidade e adaptabilidade aos trópicos, características pronunciadas no Guzerá. As fêmeas têm elevada aptidão leiteira e ostentam a forma tradicional de cunha, úbere bem inserido e desenvolvido. Os machos são musculosos, com altos índices de ganho de peso. A raça tem excelente desempenho e grande aceitação em todo o Brasil.

Uma Guzolando tem condições de produzir cerca de 25 a 30kg de leite por dia, o mesmo perfil de uma vaca Holandesa, mas com custos 50% menores. O objetivo do cruzamento é fazer com que a raça Holandesa, mundialmente a maior produtora de leite, embora muito exigente quanto ao clima e à alimentação, ceda para a raça Guzolando as suas características produtivas no que se refere à quantidade de leite. Da mesma forma, a raça Guzerá cede à rusticidade que se reflete numa melhor adaptação ao clima tropical e melhor aproveitamento das pastagens grosseiras, tornando o custo de produção do leite mais baixo.


O filhote da nova raça pode ser originado por monta natural ou por inseminação artificial, utilizando-se fêmeas Guzerá e um macho holandês. Desta forma, sendo estas fêmeas mais rústicas e resistentes, torna o procedimento mais barato. O bezerro a ser registrado, em primeiro cruzamento, terá duas partes iguais de sangue das duas raças. Este é o animal mais rústico e vale para o efeito de registro genealógico junto à ABCZ. Mas também poderá ser, em segundo cruzamento, com três quartos de sangue Holandês e um quarto da Guzerá. Ou ainda, em terceiro cruzamento, chegar ao chamado "puro sintético", que equivale a três oitavos de sangue Guzerá mais cinco oitavos do Holandês.


As matrizes já registradas passaram por um sistema de comunicação de cobrição (acasalamento), possibilitando, posteriormente, a comunicação de nascimento dos filhotes e exame de DNA para confirmação de paternidade e maternidade de cada um dos animais. Todo esse trabalho é efetuado por técnico credenciado pela ABCZ.

 

Quer saber mais, clique aqui e pergunte aos nossos técnicos!


CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU

Fone: +55 (34) 3319-3900

Pça Vicentino R. Cunha 110

Parque Fernando Costa

CEP: 38022-330

Uberaba - MG


©2015-2025 - Associação Brasileira dos Criadores de Zebu - Todos os direitos reservados