Educação Ambiental em Sala de Aula: conheça o Bloguinho Virtual da Embrapa (Contando Ciência na Web)
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Publicado em 12/07/2016 às 07:52:43
- atualizado em 12/07/2016 às 08:06:16
Você, professor, educador ou especialista, que atua nas Séries Iniciais, no Ensino Fundamental e Médio ou mesmo Superior, sendo um profissional das redes públicas ou privadas, sabe muito bem que a Educação Ambiental é prerrogativa importante naGrade Curricular de Ensino dos alunos e no amplo universo das interdisciplinaridades que a circunda. Tanto que, cada vez mais, o Governo tem se preocupado em divulgar, oferecer einspecionar diversas fontes do conhecimento relacionado à Educação nesse sentido, como livros, publicações, projetos, pesquisas, portais virtuais, editais, entre outros.
É com esse objetivo que o CRPBZ divulga aqui o Bloguinho Virtual da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). O portal é bastante rico em ferramentas que podem auxiliar os professores e outros profissionais do ramo a utilizarem propostas pedagógicas relacionadas às Ciências Agrárias, como um todo, e sua relação com temas diversos e interligados às questões que envolvem o Meio Ambiente, a Sustentabilidade, a Agroecologia, Pecuária e outras abordagens afins. A linguagem é extremamente didática, com obliquidade voltada especialmente para a linguagem infanto-juvenil.
O que é Educação Ambiental?
As diretrizes expressas na Política Nacional de Educação Ambiental (EA) definida pela Lei Federal nº 9795, de 27 de abril de 1999, trazem orientações quanto aos princípios, aos objetivos, às linhas de atuação e às estratégias de implementação da EA. É reconhecida como um instrumento pelo qual "o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à qualidade de vida e sua sustentabilidade".
Um dos principais objetivos da EA consiste em contribuir para a compreensão da complexidade do ambiente em suas dimensões ecológicas, econômicas, sociais, culturais, políticas, éticas e tecnológicas, de maneira a sensibilizar a coletividade quanto à importância de sua organização e participação na defesa de todas as formas de vida.
Pretende-se, assim, incentivar a mobilização dos cidadãos a partir do reconhecimento das causas e das consequências dos impactos socioambientais que afligem o planeta, buscando satisfazer as necessidades fundamentais da humanidade ao mesmo tempo em que são respeitados os direitos das gerações futuras terem acesso a um ambiente saudável, produtivo e ecologicamente viável.
Visite o Bloguinho da Embrapa. Foto: Divulgação (Embrapa, 2016)
As questões ambientais vêm adquirindo uma grande importância em nossa sociedade. Estudos acerca dos problemas que dela decorrem surgem a partir de novos paradigmas que visam uma direção mais sistêmica e complexa da sociedade. Nesse contexto, a escola emergiu suas discussões sobre a educação ambiental com um processo de reconhecimento de valores em que as novas práticas pedagógicas devem ser responsáveis na formação dos sujeitos de ação e de cidadãos conscientes de seu papel no mundo.
De acordo com a lei citada anteriormente, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental, Art. 9º, a EA deve estar presente e ser desenvolvida no âmbito dos currículos das instituições de Ensino Público e Privado, englobando:
I - Educação Básica
a. Educação Infantil
b. Ensino Fundamental e
c. Ensino Médio
II - Educação Superior
III - Educação Especial
IV - Educação Profissional
V - Educação para Jovens e Adultos
Podemos observar, portanto, que a EA deve estar presente em todos os segmentos e níveis da educação formal de maneira que seja desenvolvida com uma prática educativa integrada, contínua e permanente, assim como afirma o Art. 10º da mesma lei.
Acesse os jogos do Bloguinho da Embrapa e aprenda brincando. Fonte: Embrapa, 2016.
Como perspectiva educativa, a educação ambiental deve permear as relações e atividades escolares, desenvolvendo-se de maneira interdisciplinar, para refletir questões atuais e pensar qual mundo queremos, e, então, colocar em prática um pensamento ecologista mundial. Ela não deve destinar-se como uma nova disciplina do currículo escolar. Precisa ser uma aliada do currículo, na busca de um conhecimento integrado que supere a fragmentação tendo em vista o conhecimento.
Na educação infantil, por exemplo, a apresentação de temas ambientais deve dar ênfase em uma perspectiva geral, sendo bastante importante que atividades sejam desenvolvidas com os educandos, de forma a estimulá-los, tendo em vista que nesta fase as crianças são bastante curiosas e é comum uma maior integração e participação das mesmas, onde a aprendizagem neste sentido deve ser contínua. A partir disso, é importante que sejam apresentados temas pertinentes que levam a uma conscientização, de maneira que esta criança dissemine tal conhecimento com naturalidade.
Sendo assim, é importante que sejam apresentadas práticas ecologicamente corretas para incutir uma conscientização acerca do meio ambiente desde cedo, e a escola tem a responsabilidade de dar suporte para o desenvolvimento dessas propostas com qualidade, estabelecendo o meio ambiente como patrimônio de todos. Deve-se desenvolver atividades artísticas, experiências práticas, atividades extraclasse, produção de projetos, entre outros, sempre de forma a conduzir os alunos a tornarem-se agentes ativos e responsáveis, e não somente passivos e meros espectadores do globo.
Navegue pelo portal e conheça todas as ferramentas que a Embrapa tem a oferecer para aprofundar e dar suporte ao ensino de qualidade em sala de aula e além dela. Todas essas habilidades podem ser livremente usadas e acessadas quando e onde quiser: aula expositiva, pesquisa como tarefa de casa, complemento do livro, entre outros aspectos. Trabalhar as Ciências Agrárias aliadas à Educação Ambiental como complemento temático nas disciplinas é perfeitamente possível e, portanto, importante para a construção do conhecimento na formação de cidadãos que queremos para o nosso planeta.
Para saber mais, acesse:
Bloguinho Virtual da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária)
*Conheça também o Programa Zebu na Escola (CRPBZ), desenvolvido pelo Museu do Zebu, ou acesse as Revistas da "Turma do Zebuzinho", um projeto anual que conta com a participação de estudantes das redes pública e privada do município de Uberaba.
CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU