Manejo do horário de colheita do capim-marandu sob corte ou pastejo Voltar

Você está em: Pesquisa » Divulgação de Estudos e Pesquisas Publicado em 13/07/2016 às 14:29:06 - atualizado em 13/07/2016 às 14:33:05
Foto: Fábio C. L. de Oliveira, publicada em 2013.

Tese de doutorado avalia novas técnicas de manejo voltadas para colheita de capim-marandu na escala de um dia, sob corte ou pastejo. O trabalho de pesquisa foi defendido por Fábio Cortez Leite de Oliveira e orientado pelo Professor Dr. Valdo Rodrigues Herling na Universidade de São Paulo-USP, na área de concentração da Qualidade e Produtividade Animal.

A estratégia da realização de colheita do capim-marandu a partir das 15:00 h, promove a oportunidade de se obter uma forrageira mais seca e com maior concentração de carboidratos não estruturais. Isto porque durante o dia, a partir deste horário, ocorre a máxima concentração de matéria seca com nutrientes digestíveis, uma vez que a lâmina foliar é o órgão preferencial de estoque temporário de amido.

 

Figura. Croqui da área experimental evidenciando blocos e tratamentos


croqui

Assim, maior concentração de matéria e acúmulos de amido e açúcares ocorrem no estrato superior do relvado. As concentrações e acúmulos de CNE são maiores na primavera que no verão, mas é possível obter-se incrementos de carboidratos não estruturais na forragem acima de 50 g kg MS -¹ com o manejo da colheita ou desfolhada.

 

No entanto, para bovinos de corte em pastejo, fatores compensatórios entre o tempo, a taxa de bocado e o valor nutritivo do relvado ao longo do dia, resultam em consumo de forragem e desempenho por animal semelhantes, independente do horário de alocação dos lotes em novos piquetes as 06 horas ou 15 horas.

Por outro lado, o horário de mudanças de piquetes interfere na distribuição das refeições ao longo do dia. A mudança de piquetes às 15 horas promove a concentração do tempo de pastejo e maiores taxas de bocado ao entardecer, onde as condições do relvado são favoráveis à alta ingestão de forragem com melhor valor nutritivo.

 

É possível que esse padrão de pastejo, gerado pela mudança de piquetes à tarde, tenha favorecido o suprimento de nutrientes aos animais, e assim necessitam passar menos tempo em pastejo do que os lotes que mudaram diariamente de piquetes pela manhã, para obterem ganhos de peso corporal semelhantes.

 

A tese está disponível para download na categoria de "Pesquisa" no Portal do CRPBZ. CONFIRA:

 

Título: Manejo do horário de colheita do capim - marandu sob corte ou pastejo (tese - BEM ESTAR ANIMAL)

Autor: Fábio Cortez Leite de Oliveira

Fonte: Universidade de São Paulo - USP

Ano: 2014

Clique aqui para download

# Para conhecer mais teses e dissertações sobre o Zebu e a pecuária brasileira, clique aqui!


CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU

Fone: +55 (34) 3319-3900

Pça Vicentino R. Cunha 110

Parque Fernando Costa

CEP: 38022-330

Uberaba - MG


©2015-2025 - Associação Brasileira dos Criadores de Zebu - Todos os direitos reservados