Estudo sobre a migração transuterina e a razão sexual de conceptos em bovinos da raça Nelore Voltar

Você está em: Pesquisa » Divulgação de Estudos e Pesquisas Publicado em 12/08/2016 às 15:48:28 - atualizado em 12/08/2016 às 17:10:25
https://nelorebrasil.wordpress.com, publicado em 2012

Pesquisa de mestrado em Zootecnia na área de Ciências Animais, defendido por Gabriel Batista De Oliveira Borges na Universidade de Brasília-UnB, apresenta sobre a "migração transuterina e a razão sexual de conceptos em bovinos da raça Nelore (Bos Taurus Indicus) ". O estudo foi orientado pelo prof. Dr. Ivo Pivato. Confira:

A bovinocultura de corte é uma das atividades do agronegócio brasileiro que mais movimentam capitais, bens e serviços, sendo que, segundo dados das associações de criadores e exportadores, cerca de 80% dos bovinos criados no país são oriundos de raças zebuínas (Bos taurus indicus), e destes, a maioria é pertencente à raça Nelore ou seus cruzamentos.

Os trabalhos conduzidos com a utilização de dados obtidos em frigoríficos podem ser considerados bastante fiéis e valorosos, já que representam uma amostra do que ocorre nos rebanhos comerciais, e entre os dados que podem ser extraídos nessas investigações estão aqueles relacionados à fisiologia da reprodução, como a ocorrência de migração transuterina dos conceptos, simetria da frequência gestacional entre os cornos uterinos.

 

A tendência para o sexo do concepto, é associação e estabelecido de medidas comumente utilizadas em fetometria, que foram os objetivos da presente pesquisa. Foram avaliados 5431 tratos reprodutivos de vacas e novilhas da raça Nelore em um frigorífico no Mato Grosso do Sul, deste total, 1030 animais (19,0%) se encontravam prenhes no momento do abate (sendo 2 casos de gestações gemelares).

 

Para os casos de gestações simples (n=1028), observou-se que em 39,5% delas, o concepto encontrava-se no corno uterino esquerdo (CE), e nos demais 60,5% no direito (CD), frequências estas que diferiram estatisticamente.

 

Em todos os 1028 casos (100%) do presente estudo, havia a presença de um único corpo lúteo no ovário ipsilateral ao corno uterino gestante (seja ele direito ou esquerdo), mostrando a inexistência, ou mesmo a raridade da migração transuterina do concepto.

 

Quanto à frequência de sexos obtida do número total de gestações simples, 46,5% eram de machos e 43,9% de fêmeas, sendo os 9,6% restantes (n=99) referentes aos fetos os quais não se obteve xiv sucesso da determinação do sexo, pela metodologia aplicada.

 

A distribuição dos sexos entre os cornos uterinos ocorreu da seguinte forma: CE com frequências de 47,3%, 45,8% e 6,9% para fêmeas, machos e de sexo indeterminado respectivamente. Para CD, 46,9%, 41,6% e 11,4% dos achados, para machos, fêmeas e indeterminados respectivamente.

 

A razão sexual encontrada foi de 51,5%, considerando apenas as gestações com sexo do concepto identificado, não diferindo estatisticamente o número de machos do número de fêmeas. A suposta predileção de sexo pelos cornos uterinos, não foi verificada, uma vez que a diferença entre os números de machos e fêmeas para um mesmo corno uterino não foram significativas para α=0,05.

 

Já entre os cornos uterinos o mesmo sexo apresentou diferença estatística em sua distribuição, sendo essa diferença maior significativamente para os machos (χ² 23,50) do que para as fêmeas (χ² 9,95).

 

As medidas de crown-rump (CR) e crown-nose (CN), dos conceptos com tamanho de CR entre 2,00 cm e 15,00 cm apresentaram um coeficiente de correlação linear alto, no valor de R=0,990865, sendo CN = (0,3027 * CR) + 0,4491, (R²=0,9818), a equação que descreve o comportamento das variáveis no intervalo.

 

Para a estimativa das idades gestacionais (IG), foi considerada a esquação, CR = - 10,76 + 0,0199 * IG² nos quais foram obtidos valores mínimos e máximos de 28,6 dias e 89,9 dias, para o menor embrião encontrado (CR=0,55 cm) e para aqueles com CR=15,00 cm, respectivamente.

 

Sendo assim, a migração transuterina do concepto inexiste, ou mesmo consiste de um evento raro para a raça Nelore, além das razões e predileções sexuais não serem distintas da distribuição simétrica, observada ainda uma maior atividade funcional do ovário direito em relação ao contralateral, e ainda podendo ser estabelecida uma equação com variáveis CR e CN que possa auxiliar, sobretudo na rotina para avaliação reprodutiva veterinária de campo.

 

# A tese está disponível para download na categoria de "Pesquisa" no Portal do CRPBZ. CONFIRA:

 

Título: Estudo sobre a migração transuterina e a razão sexual de conceptos em bovinos da raça Nelore (Bos Taurus Indicus)(dissertação - REPRODUÇÃO ANIMAL)

Autor: Gabriel Batista De Oliveira Borges

Fonte: Universidade Federal de Brasília-UNB

Ano: 2016

 

Clique aqui para download

 

# Para acessar mais teses e dissertações sobre o Zebu e a pecuária brasileira, clique aqui!


CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU

Fone: +55 (34) 3319-3900

Pça Vicentino R. Cunha 110

Parque Fernando Costa

CEP: 38022-330

Uberaba - MG


©2015-2025 - Associação Brasileira dos Criadores de Zebu - Todos os direitos reservados