Fórum e Seminário Brasil – Índia (Museu do Zebu) promove maior aproximação entre as duas nações Voltar

Você está em: Memórias do Zebu » Museu do Zebu » Histórias & Estórias Publicado em 31/08/2016 às 15:10:44 - atualizado em 29/11/2016 às 16:05:36
Abertura do Fórum Brasil - Índia durante a 82ª Expozebu. Foto: MZ, 2016

O ano de 2016 na ABCZ foi marcado pela aproximação das relações culturais que existem entre a Índia, região de origem do gado Zebu, e o Brasil.

Personalidades de destaque, vindos do exótico país indiano e de diversas outras localidades brasileiras, compareceram a uma série de eventos realizados pelo Museu do Zebu em parceria com outras instituições. As abordagens foram apresentadas de modo a estabelecer uma sinapse harmônica com a 82ª edição da Expozebu, que teve como destaque o tema Zebu: Genética capaz de mudar.

Desde a década de 1960, quando ABCZ surgiu em toda a plenitude e abrangência que a caracteriza, são realizadas avaliações zootécnicas seriais, cujo princípio se assenta no melhoramento genético contínuo das raças. E uma das propostas da Mostra Anual do Museu é tornar possível compreender como é feito o aumento sustentável da produção mundial de carne e leite, através do registro genealógico, melhoramento genético e promoção do Zebu no Brasil e no mundo, dirigindo o olhar para o passado e a essência dos acontecimentos.

 

A 33ª Mostra do Museu do Zebu deu ênfase na perspectiva do encontro cultural ocorrido entre Brasil e Índia desde os primeiros anos das importações do Zebu, que sobrevém a partir do final do século XIX aos tempos atuais, com destaque para religião, política, memória, arte e ciência (Genética e Pesquisa). O foco é entender, principalmente, os princípios que permitiram a vocação inicial do Triângulo Mineiro para a introdução da atividade na ocasião.


Forum Brasil - Índia (2016). Foto: Acervo Museu do Zebu

O tema escolhido para a Mostra foi O Zebu nas Relações Brasil & Índia: "A Índia que eu Vi", onde diversos registros históricos feitos por brasileiros que foram diretamente à Índia para buscar a raça que seria, atualmente, a maior responsável pela formação do rebanho bovino brasileiro. Divulgar aspectos da memória que abarca as origens dessa trajetória é, sobretudo, oferecer ao público uma bagagem repleta de autenticidade histórica sobre o imensurável processo cultural desse legado.

 

Alinhado ao tema da 33ª Mostra, o Museu do Zebu realizou um fórum de discussões com apoio do Brazilian Cattle e o Centro de Referência da Pecuária Brasileira Zebu (CRPBZ) para tratar aspectos das relações históricas, culturais e econômicas entre o Brasil e Índia a partir do desenvolvimento da pecuária Zebuína no Triângulo Mineiro e no País. O momento foi oportuno para avaliar as relações bilaterais na atualidade e suas projeções futuras para o desenvolvimento e evolução da atividade.

 

A efeméride foi realizada em dois momentos distintos e ao mesmo tempo similares: o primeiro, o Fórum Brasil - Índia, ocorreu durante a 82ª Expozebu em maio desse ano e o segundo, o Seminário Brasil - Índia, aconteceu durante a Expogenética - a feira onde os avanços genéticos das raças zebuínas são debatidos anualmente na exposição que ocorre no mês de agosto, no Parque Fernando Costa, em Uberaba/MG. Com uma programação diversificada, que congrega novidades científicas e mostra de animais avaliados, o evento reúne os principais programas de melhoramento genético do Brasil e permite ao público debater os rumos da seleção zebuína.


Seminário Brasil - Índia, realizado durante a Expogenética. Acervo: Museu do Zebu, 2016.

O Fórum Brasil - Índia foi realizado no dia 04 de maio, onde foram debatidas questões como: As relações entre as duas nações no contexto das importações do Zebu; Reflexões sobre o melhoramento genético do gado indiano e desenvolvimento da pecuária brasileira; Economia, Ciência e Tecnologia nas relações Brasil - Índia; Exportação de material genético do Zebu para a sua terra-mãe.

 

Foram exibidas diversas performances artísticas (teatro, dança, música, entre outros) do grupo Contagiarte e a tradicional execução do Projeto Zebu na Escola, com o lançamento da 3ª Edição da Cartilha do Zebuzinho, que envolve a participação de alunos das escolas de todas as redes de ensino do município.

 

O ineditismo cultural ficou com o vernissage exótico da Mostra "Frutos da Nossa Terra" - com nuances alusivas ao Zebu, entre outras expressões diversas, do artista plástico Renan Antonelli, além de inúmeras apresentações para diversificados públicos do Projeto "Amado Meu - Cânticos e Danças", de Kaka Sankari, o qual contou com a participação especial de Márcia Scatigno (Professora de Yoga), Milo Sabino (ator e diretor) e Marcos Ferreira (produção e fotografia) com o "Projeto Yoga pela Vida".


Apresentação de música e dança durante o Seminário Brasil - Índia. Acervo: Museu do Zebu, 2016.

O Seminário Brasil - Índia, realizado no dia 19 de agosto, teve como objetivo revitalizar e despertar o interesse pela mostra anual do Museu do Zebu, além de identificar potencialidades atuais de estreitamento das relações políticas, econômicas e culturais entre o Brasil e a Índia. Promovido no salão nobre da ABCZ, o evento contou com a participação de estudantes, professores, pecuaristas e um público bastante diversificado, em geral.

 

A programação foi acompanhada de palestras que elencaram temas técnicos, políticos, científicos, culturais e históricos, além de dança, música e performance lítero-teatral. Um dos momentos de maior destaque acabou ficando com o Sarau de Cânticos e Danças, com Gunendra Sankari (música), Andrea Albergaria (dança indiana) e Milo Sabino (teatro e literatura), além do seminário intitulado História das relações Brasil-Índia no desenvolvimento da Pecuária Nacional, ministrado pela historiadora Joana Medrado (Doutora - Universidade Fluminense, Pós-doutora pela UNICAMP e Professora na Universidade Estadual do Paraná).

 

Autor(a): Mimi Barros é professora, educadora, historiadora do Museu do Zebu/ABCZ e colaboradora do CRPBZ.

 

Acesse a programação completa dos eventos:

 

Fórum Brasil - Índia

Seminário Brasil - Índia

 

Vídeos e reportagens:

 

Seminário Brasil (G1 - Triângulo Mineiro), em especial para o Jornal MG TV (TV Integração)

Avanços genéticos na produção do gado zebu atraem criadores da Índia (Globo Rural - G1), por Eduardo Idaló


CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU

Fone: +55 (34) 3319-3900

Pça Vicentino R. Cunha 110

Parque Fernando Costa

CEP: 38022-330

Uberaba - MG


©2015-2025 - Associação Brasileira dos Criadores de Zebu - Todos os direitos reservados