Cães boiadeiros: como eles podem auxiliar na lida com o gado
Voltar
Você está em:
Sustentabilidade » Assuntos em debate
Publicado em 29/09/2016 às 08:41:15

Algumas raças de cães pastores e boiadeiros são conhecidas mundialmente e são até hoje amplamente utilizadas para o trabalho. Todavia, considerando o caráter equilibrado da maioria dessas raças aliado aos fantásticos dotes físicos, muitas delas são também utilizadas para inúmeras outras funções, que vão além das suas tarefas tradicionais. Há muito tempo que os cães fazem parte da vida cotidiana do homem, acompanhando-o e contribuindo nas tarefas do dia-a-dia com seus múltiplos dotes e aptidões.
Não é difícil supor que alguns cães demonstravam, ainda em tempos antigos, especial capacidade no exercício de atividades específicas, e diante dos problemas que os antigos pastores enfrentavam, naturalmente passaram a contar com a ajuda de seus companheiros caninos.
No entanto, para que os cães pudessem ajudar os pastores nas tarefas mais comuns, como a lida e a proteção do rebanho, era necessário que apresentassem um tipo físico e psíquico específicos. Esses cães deveriam ter força física, boa velocidade na corrida e ainda boa resistência às longas caminhadas e variações climáticas, que dificultavam o trabalho no campo.
Os animais deveriam portanto, apresentar um tipo específico de pelagem, resistente à chuva, ao frio e ao vento, além de ter a cor clara, para que pudessem ser facilmente identificados à distância em meio ao rebanho, mesmo durante a noite.
Cães pastores e boiadeiros
Os primeiros cães pastores surgiram ainda em tempos remotos, através da seleção natural e da domesticação, com origem provável no continente asiático. Podemos supor que os primeiros exemplares desse tipo de cachorro tenham chegado à Europa acompanhando mercadores fenícios, que usavam esses animais como objeto de troca.
Há entretanto, outras hipóteses propostas. Algumas, sugerem que os primeiros cães pastores teriam caminhado ao lado das legiões romanas que voltavam das expedições ao oriente, outras postulam que a migração teria acontecido em companhia dos cumanos, povo de origem tártara que, ao ser vencido pelos mongóis, retirou-se da região da Moldávia no século 11, seguindo até a Hungria.
Algumas raças de cães pastores e boiadeiros são conhecidas mundialmente e são até hoje amplamente utilizadas para o trabalho, todavia, considerando o caráter equilibrado da maioria dessas raças aliado aos fantásticos dotes físicos, muitas delas são também utilizadas para inúmeras outras funções, que vão além das suas tarefas tradicionais.
Hoje em dia, há cães pastores que realizam com precisão algumas das tarefas de maior responsabilidade no mundo canino, como por exemplo a de cão-guia, cão de resgate e salvamento, cão policial, entre tantas outras.
Vídeo 1
A seguir, assista ao vídeo de uma comitiva de boiadeiros tocando gado no campo com cachorros boiadeiros australianos.
Vídeo 2
Cães Pastores e Boiadeiros: Australian Cattle, Australian Shepherd, Bearded Collie, Border Collie, Bouvier de Flandres, Briard, Collie, Cuvac, Komondor, Kuvasz, Mameremmano, Old English Sheepdog, Pastor Alemão, Pastor de Beauce, Pastor Belga, Pastor Belga Groenendael, Pastor Belga Laekenois, Pastor Belga Malinois, Pastor Belga Tervuren, Pastor Bergamasco, Pastor Branco Suíço, Pastor de Shetland, Pastor de Tatra, Puli, Pumi, Schipperke, Welsh Corgi Cardigan, Welsh Corgi Pembroke.
Fonte: tudosobrecachorro.com, grupodospastores.com, blogdocachorro.com (Adaptação Equipe do CRPBZ)
Fonte: raças do grupo dos pastores (www.tudosobrecachorros.com.br).
Publicado em 24 de ago de 2016
Video de manejo de 80 reses (cabeças) gado com cães da raça Border Collie, mostrando acertos e dificuldades do dia a dia na lida com o gado e cães border collie. Cães Axi e Buddy.
Manejo de Bovinos com cães raça BORDER COLLIE Fazenda Araruna
CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU