Acordo entre Brasil e Bolívia permite comércio de material genético animal
Voltar
Você está em:
A Força do Agronegócio » Destaques
Publicado em 28/09/2016 às 13:43:40
- atualizado em 28/09/2016 às 16:54:05

Protocolos sanitários foram assinados durante reunião em Santa Cruz de la Sierra Brasil e Bolívia assinaram protocolos sanitários que permitem o comércio bilateral de embriões fertilizados in vitro e ovos para produção de vacinas e diagnóstico laboratorial. O acordo também possibilitará ao país vizinho enviar material biológico (células epiteliais) bovino de alto padrão para clonagem no território brasileiro. Depois disso, os animais clonados seguirão para a Bolívia. Os protocolos foram assinados pelo Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Serviço Nacional de Sanidade Agropecuária e Inocuidade Alimentar (Senasa) da Bolívia. Na avaliação do DSA, o acordo reforça a cooperação regional.
A assinatura dos protocolos ocorreu durante a reunião da Federação Internacional de Criadores de Zebu (Ficebu), em Santa Cruz de la Sierra, na última sexta-feira (23). O ministro do Desenvolvimento Rural e Terras da Bolívia, César Cocarico, participou do encontro. Ele destacou os esforços públicos e privados que resultaram no estabelecimento do acordo.
Os participantes da reunião também enfatizaram que os governos e o setor privado do continente precisam apoiar cada vez mais o comércio regional de genética bovina, a fim de melhorar os rebanhos dos países.
Fonte: Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), publicado em 26/09/16.

Grupo de trabalho da FICEBU reunido. ABCZ, 2016.
No mesmo dia da assinatura dos protocolos, a ABCZ marcou presença em reunião da FICEBU, na Bolívia
Diretores e membros da FICEBU estiveram reunidos em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, onde aconteceu a ExpoCruz. O presidente da Federação Internacional de Criadores de Zebu, Erwin Rek, convocou o grupo por ocasião da mostra de zebuínos organizada pela ASOCEBU, a Associação de Criadores de Zebuínos daquele país. Participaram do encontro, pela ABCZ, o diretor Eduardo Falcão e o gerente do Departamento de Relações Internacionais, Mário Karpinskas, além de autoridades do governo e setor pecuário do Equador, Paraguai, Peru, Bolívia, representante do MAPA, Rodrigo Padovani.
A pauta da reunião destacou a necessidade de analisar a situação atual e deliberar sobre os protocolos sanitários e os requisitos da legislação de saúde animal no sentido de se produzir instrumentos que viabilizem o amplo comércio de material genético e de animais vivos entre os países. Na ocasião foi firmado o protocolo para embriões in vitro entre Brasil e Bolívia. "Mais uma conquista do trabalho em conjunto com o Mapa no sentido de facilitar e abrir mercados. Na reuniao também foram abordados temas como cooperação técnica entre os países, registro genealógico, e viabilidade de um protocolo sanitário unico para America do Sul e Central.", diz Karpinskas.
Os temas abordados serão trabalhados para compor uma apresentação que será feita na Assembleia Anual da Organização Internacional de Saúde Animal (OIE) para as Américas, que será realizada na Bolívia entre os dias 14 e 18 de novembro deste ano.
Fonte: Márcia Benevenuto (ABCZ, 2016)
CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU