Fazenda mineira preserva raças zebuínas e outras espécies exóticas da Índia há mais de 100 anos
Voltar
Você está em:
Memórias do Zebu » Museu do Zebu » Histórias & Estórias
Publicado em 07/10/2016 às 15:51:14
Criador luta para preservar raças puras de diversas espécies em MG. Trabalho na propriedade em Ituiutaba começou no início do século 20. Na fazenda também há um acervo com milhares de objetos. Há quase 100 anos, os proprietários da fazenda Haras Barreiro, no município de Ituiutaba, em Minas Gerais, dedicam-se à preservação de raças puras de diversas espécies animais. O trabalho, que começou no início do século 20, está na terceira geração da família Drummond.
Desde 1920, eles trabalham na pecuária brasileira. O criador Arlindo Maximiano Drummond, batizado com o mesmo nome do avô que deu início à saga, faz parte da terceira geração da família. Hoje, o neto é o responsável por dar continuidade ao trabalho.

Arlindo Drummond, pecuarista tradicional do interior mineiro, começa sua trajetória em 1876, ano em que Joaquim Maximiano, seu bisavô, comprou terras em Capinópolis. Família Drummond
O lageano e o curraleiro, que são consideradas raças ibéricas, foram pioneiros no Brasil. Os animais chegaram ao país em 1523, trazidos por espanhóis e portugueses. Outra raça de alta resistência no plantel do criador Arlindo Drummond é o guzerá, que na Índia produz leite mesmo com pouca alimentação.
Dados da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) mostram que atualmente o guzerá é a terceira raça em número de registros no Brasil, perdendo apenas para o gir e o nelore.
Na propriedade podem ser encontrados animais da raça kangayam. Tem também o puganôr, que veio da região de Andrapradesch, na Índia; e os jafarabad, originários da península Catiavar, outra região indiana. Os búfalos são animais de forte expressão. As fêmeas são responsáveis pelo abastecimento de leite no país.
Clique no link e VEJA O VÍDEO produzido pelo Globo Rural que mostra as diversidades de animais raros da Fazenda de Arlindo Drummond, uma verdadeira "Arca de Nóe" brasileira:
Fonte: Globo Rural
No lugar há outras criações como o galo aseel raja murgh, o carneiro de quatro chifres e o porco casco de burro. Todos os animais são de pureza comprovada por exame de DNA realizado pela Universidade de São Paulo (USP).
Durante o ano, estudantes, empresários, convidados e especialistas vão à fazenda para buscar informações e conhecer o trabalho do criador. Na propriedade também há um acervo com milhares de objetos que despertam a atenção de visitantes nacionais e estrangeiros.

Puganôr é outro animal exótico no Brasil, é o menor Zebu do mundo. Fonte: Família Drummond.
CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU